A Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau) comunicou esta semana que o Hospital Geral de Palmas (HGP) só irá realizar atendimentos com perfil de alta complexidade, de quadros graves e de pacientes autorizados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). Conforme a nota, a medida segue estratégias do chamado “Projeto Lean nas Emergências”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
Evitar lotação
A pasta explica a adesão ao Projeto Lean. “As medidas objetivam diminuir a superlotação nas emergências, atender com qualidade os pacientes com patologias de alta complexidade, além de prestar serviços de saúde humanitário. O HGP é a maior referência de saúde pública do Tocantins, contudo, por ter recebido e prestado socorro a todos e quaisquer pacientes – que não passaram pelas UPAs ou pelo serviço de regulação – está operando com sua capacidade máxima”, argumenta a nota.
Orientação
Na nota, a Sesau orienta que os casos considerados de baixa e média complexidade devem ser encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Pronto Atendimento (UPAS) e hospitais de pequeno porte.
Geo questiona
O deputado estadual Júnior Geo (Pros) apresentou requerimento na sessão ordinária da manhã desta terça-feira, 16, em busca de esclarecimentos sobre as mudanças no protocolo de atendimento do Hospital Geral de Palmas (HGP) anunciadas pela Secretaria de Saúde do Tocantins (Sesau).
Municípios foram notificados?
Por meio da assessoria de imprensa, Júnior Geo questiona se a mudança foi comunicada com antecedência aos municípios e à população, e quer saber se a rede de atendimento foi preparada com antecedência para receber os pacientes. “O Estado do Tocantins realizou audiência com os municípios para explicar o que é o Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional) que se quer implantar e quais as dificuldades de se adequar ao programa?”, indaga.
Leia a íntegra da nota:
“A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio do Hospital Geral de Palmas (HGP), informa que a Unidade, a partir de 14/11/2021, só estará recebendo pacientes com perfil de alta complexidade, quadros graves e pacientes autorizados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). Tal medida segue as estratégias do “Projeto Lean nas Emergências”, implantado na unidade – desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) – por meio do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional (Proadi)” e do Sistema Único de Saúde (SUS) – executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
As medidas objetivam diminuir superlotação nas emergências, atender com qualidade os pacientes com patologias de alta complexidade, além de prestar serviços de saúde humanitário aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O HGP, considerado “porta aberta”, é a maior referência saúde pública do Estado do Tocantins, contudo, por ter recebido e prestado socorro a todos e quaisquer pacientes – que não passaram pelas UPAs ou pelo serviço de regulação – está operando com sua capacidade máxima.
A SES orienta que os casos considerados de baixa e média complexidade devem ser encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais de pequeno porte.
A Secretaria informa, ainda, que em nenhum momento os usuários que se enquadram no perfil da unidade hospitalar ficaram desassistidos.
Por fim, a SES informa que o Secretário da Saúde, Afonso Piva, esteve acompanhando e coordenando as ações resolutivas quanto a este tema, na manhã deste domingo, 14, junto com equipe multiprofissional da unidade. As decisões visam organizar o fluxo de atendimento e oferecer uma melhor assistência à população tocantinense.
Palmas, 14 de novembro de 2021
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins”