Morador de Lajeado, o pintor Pedro César França foi denunciado criminalmente nesta sexta-feira, 22, pelo Ministério Público Estadual (MPE) por ter desferido um golpe de marreta na cabeça de sua cadela, chamada Princesa, em dezembro do ano passado. Agressão ao animal chocou os moradores da cidade, que se mobilizaram para socorrer o animal. Uma vaquinha na época chegou arrecadar R$ 11 mil, muito acima do valor do tratamento – R$ 1,9 mil. A diferença foi doada para ONGs de defesa dos animais de Palmas e Porto Nacional.
Jogou tinta vermelha para disfarçar
Pedro César França chegou a jogar tinta vermelha sobre o animal para disfarçar o sangue e os ferimentos. Não adiantou. Ele acabou preso pela Polícia Militar. O agressor está respondendo por praticar maus-tratos, ferir ou mutilar animal doméstico, crime tipificado no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Paralisia unilateral
Segundo o laudo clínico emitido pelo médico veterinário que prestou atendimento, a cadela apresentou ferimentos e cortes na região da cabeça, com fratura do crânio, inflamação nasal com muito sangramento e uma protusão traumática no olho. O médico ainda suspeitou de lesão cerebral, já que a cadela apresentou paralisia unilateral.