A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) segue com o cronograma de implantação dos serviços de segurança armada e desarmada nas unidades de saúde de gestão estadual. A partir desta semana, os profissionais especializados passam a atuar nos Hospitais Regionais de Miracema, Dianópolis e Paraíso do Tocantins. As equipes trabalharão 24 horas por dia, de forma a contribuir com a segurança dos pacientes, acompanhantes, servidores e colaboradores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, a implantação deste serviço traz tranquilidade para os usuários e servidores públicos. “Há vários anos o Estado estava sem fornecer este serviço, nossos servidores tem o direito de trabalhar tranquilos, sem imprevistos ou falta de segurança. Nossos pacientes devem receber todo o cuidado necessário, essa é uma determinação do governador Wanderlei Barbosa”, frisou o gestor.
A diretora geral do Hospital Regional de Miracema, Penha Bandeira, comemorou a a chegada das equipes. “É com grande alegria e satisfação que o hospital passa a ter segurança especializada 24hs. Agradecemos ao nosso governador e ao secretário por proporcionar a segurança de pacientes, trazendo maior segurança para o ambiente de trabalho dos profissionais da Saúde e tornando o ambiente mais acolhedor e livre de ocorrências”, disse.
Outro que também celebra o início dos trabalhos da equipe de segurança é o diretor geral do Hospital Regional de Dianópolis, localizado no sudeste do Tocantins, Yaporan da Fonseca Milhomem. “Teremos quatro postos de trabalho, 24hs, que trarão a segurança que nossos servidores e usuários necessitam. Uma tranquilidade para desempenhar o nosso trabalho”.
A diretora geral do Hospital Regional de Paraíso, Leiliane Alves falou sobre a novidade. “Esta segurança para nossa equipe e para a população atendida era um anseio de todos nós e ficamos muito felizes em sermos atendidos. Certamente trabalharemos mais tranquilos, sabendo que algumas intercorrências poderão ser evitadas”, pontuou.
Outras Unidades
Os serviços já estão disponíveis nas unidades de saúde de gestão estadual de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. As demais unidades serão contempladas com os serviços gradualmente.
A SES-TO mantém contrato com duas empresas especializadas: a Convig Vigilância e Segurança e a Ipanema Segurança LTDA, nos valores de R$ 3.962.736,00 e R$ 1.258.309,92 respectivamente. Os contratos terão vigência de 12 meses podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 meses, de acordo com a legislação vigente. (Da assessoria de imprensa)