Os hospitais estaduais do Tocantins seguem com o cronograma de realização das cirurgias eletivas e mudam vidas. Neste mês de Julho, no período de 10 a 16, foram feitos 137 procedimentos em 6 hospitais regionais do Estado. As cirurgias realizadas obedecem às filas de espera da Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), e ocorreram nas cidades de Palmas, Gurupi, Guaraí, Augustinópolis, Porto Nacional e Miracema do Tocantins.
A paciente Francisca Nayana Alves da Silva foi beneficiada e demonstrou sua alegria com o atendimento recebido no Hospital Regional de Augustinópolis. “Estou muito feliz em ter conseguido fazer minha cirurgia, sou moradora de Buriti do Tocantins e fui atendida aqui. Quero agradecer primeiramente a Deus, ao Governador, ao Secretário de Saúde, aos médicos e todos da equipe da enfermagem que estão garantindo a oferta da assistência hospitalar e melhora da qualidade de vida dos pacientes; aliviando nossas dores”, ressaltou.
Outro paciente beneficiado foi Luís Sérgio Barbosa da Silva, morador de Araguaína, que realizou a sua segunda cirurgia no Hospital Regional de Guaraí. “Eu fazia parte da fila de espera das cirurgias eletivas. Em fevereiro fiz uma cirurgia em Arapoema, e agora fui operado em Guaraí. As estruturas físicas dos hospitais são muito boas, parabéns para todos os funcionários. Eu falo para quem precisa de uma cirurgia, pode vir para os hospitais do interior que o atendimento aqui é muito bom”, pontuou.
Francisca Nayana participou da descentralização das cirurgias eletivas, que é um formato adotado pelo Governo do Tocantins com objetivo oferecer uma maior celeridade na fila, reduzindo assim, o tempo de espera do paciente que, mesmo fora da sua região, recebe o atendimento e o procedimento. A iniciativa aproveita todas as estruturas hospitalares do Estado e já atendeu mais de 8 mil pessoas este ano.
Balanço
Entre segunda-feira, 10, e domingo, 16, foram realizadas 137 cirurgias eletivas em 6 hospitais tocantinenses, sendo ao todo: 32 procedimentos no Hospital Regional de Gurupi; 18 no Hospital Regional de Guaraí; 7 no Hospital Regional de Porto Nacional; 12 no Hospital Regional de Miracema; 18 no Hospital Regional de Augustinópolis e 48 no Hospital Geral de Palmas. (Da assessoria de imprensa)