Secretário da Saúde de Tocantinópolis, Jair Teixeira de Aguiar distribuiu áudio nas redes sociais com esclarecimentos sobre o primeiro caso de Covid-19 no município. A paciente é uma mulher de 67 anos, que fez o exame em um hospital particular de Imperatriz (MA). Entretanto, o gestor apontou erros da unidade hospitalar no trato do episódio.
Teste rápido deu negativo
A tocantinense esteve internada no Maranhão devido a algumas complicações de saúde. Agravos respiratórios estavam entre os sintomas, o que fez com que os médicos suspeitassem da presença da Covid-19. Um teste rápido chegou a ser feito, mas o resultado deu negativo. O secretário já apontou uma primeira falha no trato do caso. “Houve um grave erro por parte do hospital, que não notificou os órgãos de saúde que esta paciente era suspeita”, disse em áudio compartilhado com a Coluna do CT.
Paciente liberada antes do resultado do segundo exame
A suspeita da presença do novo coronavírus permaneceu e os médicos recorreram a um exame chamado swab, que colhe a mucosa nasal do paciente. Entretanto, a tocantinense apresentou melhora clínica e foi liberada pelo hospital, voltando a Tocantinópolis. “Erroneamente. Ela deveria ter permanecido em observação, internada, isolada, até sair o resultado”, criticou Jair Teixeira. O novo teste deu positivo para Covid-19 e assim veio a confirmação do primeiro caso no município.
Filho da paciente será testado
O secretário garante que a paciente está em isolamento domiciliar desde que voltou a Tocantinópolis, tendo contato apenas com o filho. Entretanto, este viajou para o Maranhão mesmo sendo recomendado a quarentena. Jair Teixeira garante que não houve aval do município. “Como poderíamos ser tão levianos? Quando tomamos conhecimento, ele já estava em Imperatriz. Segundo ele, adotou todas as medidas de proteção e retornou. Está devidamente orientado e ciente quanto às suas responsabilidades”, disse à Coluna do CT. O filho será testado para Covid-19 nesta quinta-feira, 16.