O Hospital Geral de Palmas (HGP) completa 16 anos nesta terça-feira, 10, na condição de maior Hospital de referência em saúde do Tocantins e da região Norte, ofertando assistência em média e alta complexidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 139 municípios tocantinenses e de Estados vizinhos.
Ao longo destes 16 anos ocorreram melhorias na estrutura física e nos serviços implantados na unidade, dentre eles estão à hemodinâmica; Unidade do AVC; Unidade de Cuidados Intensivos (UCI); a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica; ambulatório de oncologia; mais de 200 leitos de enfermaria; mais duas alas; Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com consultórios e uma sala de quimioterapia; consultório de odontologia; Núcleo Interno de Regulação; Centro de Infusão Reumatológica; ampliação de Ambulatório de Especialidades; Bancos de Olhos e serviço de transplante de córnea; serviço de Odontologia Clínica; serviço de Reconstrução Crânio Buco Maxilo Facial; ampliação do Centro Cirúrgico e o novo necrotério, entre outros.
O Hospital Geral dispõe de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica; 26 de UTI adulto; 22 de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI); 6 na Sala Vermelha; 14 na Sala Amarela; 6 na Unidade do AVC; e 416 leitos de internação. Em razão da pandemia, foram disponibilizados 20 leitos de UTI/Covid.
Milhares de pacientes já receberam atendimentos no HGP, a exemplo da jovem de 25 anos, Crislania Pereira de Souza. ” Há quatro anos sofri um acidente com uma lancha no lago de Palmas. Tive amputação traumática coxofemoral esquerda. Dei entrada no Hospital Geral de Palmas (HGP), já estava inconsciente, em estado gravíssimo. Fiquei na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 74 dias, desses um mês em coma induzido. Hoje em dia é difícil contar sobre minha reabilitação sem citar o HGP, já que fez parte de toda a minha trajetória para a recuperação, onde fui assistida do início até a tão sonhada alta. Me sentia acolhida por toda a equipe que sempre prestava seus cuidados com excelência, sentia no olhar de cada um como me queriam bem e desejavam que logo me recuperasse e foi através desses pequenos gestos de carinho, que me encorajava para lutar e vencer, só tenho gratidão”, disse.
A recuperação da Crislania se junta às inúmeras outras que fazem parte do histórico de trabalho desenvolvido no Hospital Geral de Palmas ( HGP), maior referência em saúde pública no Tocantins. “Tenho todos os profissionais como anjos que foram usados por Deus para que eu pudesse sair daquele quadro clínico, julgado impossível. Hoje vivo uma vida bem próxima ao normal, consigo desenvolver minhas atividades. Nunca imaginei que algo julgado tão simples me traria tamanha felicidade que é de andar novamente, é um embaralho de sensações. Eu tenho uma história maravilhosa com o Sistema Único de Saúde, onde fui bem cuidada, só tenho gratidão”, concluiu Crislania.
Humanização
Já a paciente Maria da Penha do Santos, 54 anos, em 2017, casou-se com o companheiro Arion Rodrigues, na capela do hospital. O marido estava internado há um ano e nove meses na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do HGP e expressou para equipe multiprofissional que gostaria de casar com Maria da Penha. Logo depois ele faleceu, mas o casamento foi um momento especial para ela, família e toda equipe multiprofissional.
“Eu ainda realizo tratamento e amo os profissionais do HGP. Quando estive com meu marido internado por um período. Em outro momento também fiquei internada recebendo toda assistência.O atendimento humanizado dos profissionais faz toda a diferença”, destacou.
Melhorias
No último ano houve a finalização da reforma da sala vermelha e amarela da Unidade. O espaço ganhou maior luminosidade, revitalização da pintura e ampliação da parte elétrica. Para facilitar o atendimento, o posto de enfermagem também foi separado da prescrição médica. A sala de isolamento foi toda equipada com rede de gás de oxigênio e dentre outros equipamentos necessários.
CME
O HGP conta com a maior e mais moderna Central de Material e Esterilização (CME) do Tocantins. O contrato prevê a Gestão do setor, a renovação de todo arsenal de instrumentais que a unidade hospitalar necessita, o fornecimento de insumos, diversos equipamentos inclusive para cirurgia urológica, geral por vídeoloscopia, neurocirurgia, bucomaxilo e cirurgia ortopédica. Além do fornecimento de equipamentos para o processo de esterilização como: autoclaves, lavadora termodesinfectadora e ultrassônicas. Aumentando em quatro vezes mais a sua capacidade, de lavagem e esterilização, de 810 litros para 3.600 litros.
Ala pediátrica
Ampliando o atendimento e proporcionando conforto para pacientes, familiares e profissionais, a nova ala pediátrica do HGP já está operando desde o dia 23 de julho no Hospital Geral de Palmas (HGP), que iniciou os atendimentos de pacientes infantis, utilizando a estrutura moderna e ampla do pronto socorro e ala de internação. O novo espaço conta com suporte de profissionais de todas as especialidades do HGP e dispõe de exames clínicos, laboratoriais e imaginologia tudo no mesmo ambiente, com a finalidade de facilitar a assistência aos pequenos pacientes.
O local possui uma estrutura moderna e conta com 48 leitos de internação geral; 20 leitos de UTI; 1 leito de estabilização; 3 leitos na sala vermelha; 5 na sala amarela; 1 de isolamento e 16 de observação.
O pronto-socorro é composto por sala de procedimentos salvadores, sala de curativos, sala de higienização, três consultórios, sala de aplicação de medicamentos, sala de utilidades, sala de radiografia com laudo, expurgo, sala de gesso e fraturas, repouso, banheiros, copa e farmácia satélite.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini, “é sabida a importância desta unidade para a população tocantinense e trabalhamos, diuturnamente, para garantir a melhor assistência médica e atendimento para os usuários e agora também para as crianças, com a nova ala pediátrica em pleno funcionamento no HGP.”
Segundo o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, a unidade teve uma evolução significativa nesses 16 anos em novos serviços, mais especialidades, estrutura física, em prol de ofertar um atendimento de qualidade ao usuário que necessita da assistência de saúde no Tocantins. “Muitos serviços foram implantados no HGP, a exemplo da ala pediátrica, que trouxe mais conforto e bem-estar aos pacientes, acompanhantes e servidores.”
Ele ressalta ainda que o HGP conta com equipes qualificadas que prestam assistência contínua ininterrupta 24 horas. “As melhorias foram pensadas não só para os pacientes como também para os nossos trabalhadores, que se dedicam com afinco à assistência e cuidado dos usuários do SUS”. (Da assessoria de imprensa)