O Hospital Regional de Dianópolis (HRD) promoveu nos dias 15, 16 e 17 de dezembro o último mutirão de cirurgias eletivas do ano, atendendo 27 pacientes. Entre os procedimentos estão a colecistectomia, hernioplastia, hemorroidectomia, vasectomia e laqueadura.
VIDEOLAPAROSCOPIA
Os dez pacientes de colecistectomia, cirurgia para retirada da vesícula, realizaram o procedimento por videolaparoscopia. É a primeira vez que este método é realizado na unidade.
AVANÇO
Diretor do Hospital Regional de Dianópolis, André Cavalari falou da iniciativa “Além de diretor da unidade sou morador da cidade e da região, então é uma satisfação muito grande poder ver essa tecnologia sendo utilizada no nosso hospital, temos 32 anos de história, para nós é um grande avanço poder oferecer procedimentos cirúrgicos menos invasivos, com recuperação mais rápida e mais segura para os pacientes”, afirmou.
ENTENDA
A videolaparoscopia ou cirurgia por vídeo é uma técnica utilizada para tratamento de doenças do sistema digestivo, urologia, ginecologia, ortopedia, entre outros. “Entre as vantagens da cirurgia por vídeo estão a recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório, menor risco de infecção, menor perda de sangue, menor tempo de internação hospitalar, retorno mais rápido ao trabalho”, explicou a cirurgiã Karla Millana.