A Defensoria Pública do Tocantins (DPE) comunicou ter ingressado com uma ação de tutela antecipada para que o governo estadual promova a ampliação de leitos de intermediários e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Araguaína para receber diagnosticados com Covid-19. O órgão ainda acrescenta que, caso não seja possível, que se recorra a imediata implantação de um hospital de campanha. O município é referência e recebe pacientes locais, de toda a região Norte e até de outros estados.
HRA já registra lotação máxima de UTI
Apresentada na quarta-feira, 6, pelos defensores Cleiton Martins, Pablo Mendonça e Arthur Luiz Pádua, a ação relata que o Hospital Regional de Araguaína (HRA) já registra lotação máxima de leitos de UTI, sendo que a instalação dos dez novos – previstos no plano de contingência do Estado – já são insuficientes para atender a demanda de paciente com Covid-19. A Defensoria ainda alega ter sido informada pelos administradores da unidade que o equipamentos encaminhados para a ampliação não são completos, o que inviabiliza a utilização.
Evolução
No pedido à Justiça, os defensores públicos destacam os números do Boletim Epidemiológico de segunda-feira, 4, que registrou evolução de 30 para 146 casos em dez dias na região Norte, um aumento de 386,66% aproximadamente. Epicentro, Araguaína mais que quadruplicou o número de infectados no período – saltando de 24 casos confirmados para 104 pacientes. Mas nas últimas 24 horas, a cidade confirmou 33 novos casos, e já 163.