A agricultura no Brasil é extremamente produtiva e direcionada à exportação, com importantes efeitos em outras indústrias, como manufatura e serviços. A rede 5G tem o potencial de ser a única camada de conectividade necessária para conectar casos de usos diferentes neste segmento. A maioria das fazendas no Brasil não possuem boa cobertura de celular, portanto, os ganhos potenciais ao conectar a força de trabalho e a infraestrutura podem gerar impactos significativos na produtividade do setor, principalmente, considerando a possibilidade de avançar diretamente para o 5G.
O Estado do Tocantins caracteriza-se por ter na agricultura o setor que absorve a maior parte da população economicamente ativa. A agropecuária contribui com cerca de 60% do PIB, sendo a principal atividade econômica do Estado. Segundo o Censo Agropecuário, no Tocantins há o predomínio de uma agricultura rudimentar e de baixo padrão tecnológico.
A eficiência na reprodução de bovinos é de suma importância para que os objetivos de produtividade e rentabilidade sejam atingidos, pois o desempenho reprodutivo inadequado manifestado com intervalo de partos prolongados, aumento do abate involuntário ou ambos, podem resultar em menor produção de leite, menor número de bezerros por vaca/ano, elevando custos de reposição. Estes fatores conduzem a um menor retorno líquido proporcional à queda nos índices reprodutivos do rebanho.
Neste contexto, a Universidade Federal do Tocantins em parceria com a Huawei desenvolveu uma solução de gerenciamento de bovinos baseada em IoT (Inteligência das Coisas) e IA (Inteligência Artificial), totalmente livre de aparatos que se prendem aos animais e não invasivo, com conexão através da rede de telefonia móvel 4G/5G, capaz de coletar e analisar informações relevantes do ciclo reprodutivo do rebanho bovino leiteiro.
Com uma proposta inovadora, essa solução propõe o desenvolvimento de um sistema de monitoramento formado por câmeras de alta resolução, energia limpa, rede móvel 5G, inteligência artificial, processamento na nuvem e um aplicativo para smartphones capaz de realizar todo acompanhamento e gerenciamento na palma da mão. o problema técnico-científico abordado neste projeto consiste em realizar pesquisa e o desenvolvimento de uma solução que permitirá o monitoramento de vacas através do reconhecimento de imagem, com a aplicação de inteligência artificial, internet das coisas e redes móveis 5G, com o foco em reduzir custos com equipamentos e de instalação, e com isso aumentar o poder de gerenciamento do produtor. O advento desta tecnologia revolucionária será capaz de elevar o patamar da agropecuária no estado do Tocantins. Todos os alertas captados pela inteligência artificial chegam ao produtor através de um aplicativo próprio.
O desenvolvimento da solução permitirá um melhor gerenciamento do rebanho bovino, possibilitando aumento de produtividade e redução de custos ao integrar os dados coletados à central de controle e monitoramento. As figuras 1 e 2 apresentam um resumo da solução.
Fig. 1 – Arquitetura da solução.
Fig. 2 – Estação de testes em funcionamento.
Prof. Dr. HUMBERTO XAVIER DE ARAUJO
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins – FAPT