O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dá início nesta segunda-feira, 1º de agosto, à coleta domiciliar do Censo Demográfico de 2022. Nos próximos três meses, os recenseadores visitarão mais de 500 mil domicílios do Tocantins. A estimativa é de que sejam contabilizados cerca de 1,6 milhão de pessoas. No Brasil, serão mais de 75 milhões lares recenseados.
Mais de mil recenseadores no Tocantins
O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, cerca de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os municípios do país. No Tocantins, 1.374 recenseadores irão coletar dados das 139 cidades do estado.
Informações relevantes para o Brasil
O presidente do Instituto, Eduardo Rios Neto, exaltou o trabalho que será feito. “O Censo não é do IBGE, o Censo é do Brasil e para o Brasil. O Censo é de todos nós. Nossa equipe visitará todos os lares brasileiros, coletando informações que serão muito relevantes para o futuro do país. Não deixaremos ninguém para trás, mas para isso contamos muito com o apoio da cidadã e do cidadão brasileiros. Recebam o IBGE de portas abertas!”, convocou.
Pandemia atrasou Censo
Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país. “O primeiro Censo foi feito em 1872 para contar o saldo da Guerra do Paraguai, chegando a cerca de 10 milhões de pessoas. Hoje, 150 anos depois, temos o desafio de contar 215 milhões de pessoas, segundo indicam as estimativas populacionais”, comentou o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.