‘Uma história para te contar’ é o título da obra literária escrita por alunos da Universidade da Maturidade (UMA), vinculada a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O livro composto por 34 histórias de vida dos acadêmicos foi lançado na tarde desta segunda, 21, no pólo da instituição, e traz, entre seus escritores, sete assíduos frequentadores do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier e usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A secretária Adriana Aguiar também assina a produção, como organizadora.
O livro foi organizado pelas acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Educação, com uma das muitas turmas que passaram pela UMA do pólo de Palmas. “Com certeza essa é uma obra marcante. As histórias de vida que compõem a produção nos remete à sensibilidade dessas vozes e sua riqueza cultural”, enfatiza a gestora da Sedes. “Posso afirmar que se iniciar esta leitura, só irá conseguir parar quando chegar à última página. Lembre-se, se hoje ainda não é velho, espero que venha desfrutar dessa dádiva e com certeza terá escrito uma bela história no jardim da existência”, acrescenta.
Também assinam a organização a professora Dra. Neila Barbosa Osório, professor Dr. Luiz Sinésio Silva Neto, Glauce Gonçalves da Silva Gomes, Amanda Pereira Costa e Silvanis dos Reis Borges Pereira.
Idosos autores
As 34 histórias que integram o livro são de frequentadores da UMA desde 2018. Representam o Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier e os Cras da Capital os idosos Maria do Socorro Pereira, Veneci Pereira dos Santos, Célia Maria dos Reis Silva, Izidório Alves Ferreira, Deroci Neves Ferreira, Agostinho Batista e o poeta e cordelista, Severino José Dantas, conhecido como Bira Dantas, (in memorian).
Juntamente com os outros participantes da obra, eles oferecem ao leitor a possibilidade de se transportar para ambientes históricos, como a Palmas em formação sob o olhar do quadrilheiro Bira Dantas, no capítulo ‘Descendente da Nobreza Portuguesa: Nascido da Música’; ou as brincadeiras de roda na infância na zona rural, contadas por Deroci Neves Ferreira, no capítulo ‘Fazer faculdade é um sonho pra mim’; ou as histórias de família, no capítulo ‘Éramos 6’, assinado pelo usuário do Parque Izidório Alves Ferreira.
O livro está disponível no portal da UFT, e pode ser acessado aqui. (Da assessoria de imprensa)