O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) informou na sexta-feira, 8, que instalará um segundo campus em Paraíso do Tocantins, no antigo prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), localizado no centro da cidade.
ATUAL CAMPUS FICA DISTANTE
Atualmente, o campus Paraíso do Tocantins do IFTO fica distante do centro, o que dificulta o acesso devido à distância, aos custos e ao tempo necessário para o deslocamento. A criação de uma unidade mais centralizada vai minimizar essas barreiras, além de facilitar o acesso à educação de qualidade e a oferta de atividades educativas, culturais e sociais para a comunidade local.
ETAPAS
Contudo, a abertura do Campus II ainda passará por uma série de etapas antes de sua efetiva implementação. Segundo o diretor-geral do Campus Paraíso do Tocantins, professor Fernando Morais Rodrigues, uma comissão está sendo formada, com técnicos administrativos, coordenadores de cursos e docentes, para discutir a operacionalização e a estratégia do novo campus. “O primeiro passo envolve a realização de um estudo técnico detalhado. Além disso, será fundamental o engajamento da comunidade acadêmica para garantir que o projeto atenda às necessidades e expectativas dos estudantes e servidores,” explica.
PARCERIAS SERÃO NECESSÁRIAS
O diretor também ressaltou a importância das parcerias e do apoio financeiro, por meio de convênios com o setor público e de iniciativas privadas, como fatores decisivos para viabilizar a estrutura e as operações do Campus II. Além disto, Fernando Morais acredita que a proximidade do IFTO com a comunidade permitirá uma maior integração com a população por meio de projetos de extensão, como oficinas, cursos técnicos e atividades culturais, que poderão ser mais acessíveis e direcionados às demandas locais. “O novo campus vai contribuir para a formação de mão de obra qualificada, ampliar o impacto de iniciativas de empreendedorismo e fortalecer o papel do IFTO como um agente de transformação social e de inclusão em Paraíso do Tocantins” , completou.