Após confirmar campus em Paraíso do Tocantins, a Universidade de Gurupi (Unirg) mira uma expansão para Dianópolis. A possibilidade foi tema de reunião realizada na segunda-feira, 10, entre os prefeitos José Salomão (PT) e Josi Nunes (PSL). A intenção é abrir mais um curso de Medicina.
Primeiro passo
A prefeita de Gurupi defende a expansão como uma oportunidade de desenvolvimento para a região . “Vejo de forma muito positiva a possibilidade, pois já temos a UnirG em Paraíso e outros municípios estão interessados em ter um polo da nossa instituição, a exemplo de Dianópolis, que é uma cidade estratégica no Sudeste do Estado. Essa reunião é um primeiro passo para transformar toda aquela região”, defendeu Josi Nunes.
Interestadual
José Salomão fez coro e afirmou que a concretização da instalação da UnirG também atenderia estados vizinhos. “Vai beneficiar toda região Sudeste, inclusive o Oeste da Bahia pela proximidade. Então isso tem uma repercussão incalculável no ponto de vista econômico, porque Dianópolis vai se transformar numa cidade universitária, oferecendo cursos na área de saúde e beneficiando as famílias dianopolinas que muitas vezes deslocam seus filhos para estudarem em locais distantes”, disse o prefeito.
Reconhecimento
Presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda argumenta que a expansão é um amadurecimento institucional. “Está havendo uma procura de vários prefeitos, o que nos deixa orgulhosos deste reconhecimento dos gestores municipais pela nossa instituição, que estando no município, engrandece toda região, é uma satisfação fazer parte desse processo de expansão que leva desenvolvimento ao estado do Tocantins”, destacou.
Estrutura física necessária
A reitora da UnirG, Sara Falcão, explicou sobre o trâmite para que se concretize a parceria. “Após esse pedido oficial, iremos informar oficialmente o município de Dianópolis qual a estrutura física necessária para instalação de um campus. Havendo as condições adequadas para isso, é dado o início ao estudo de viabilidade de implantação e, em seguida, outros trâmites legais são necessário”, explicou.
Mais municípios interessados
25Segundo a reitoria da UnirG, além de Dianópolis, já formalizaram o pedido por um campus da universidade as cidades de Alvorada, Pium, Formoso do Araguaia e Caseara. Recentemente, a instituição realizou seu primeiro vestibular no Campus de Paraíso do Tocantins, primeira cidade a receber uma estrutura de expansão da UnirG.
Presenças
O encontro também contou com a presença do vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato (PTB), do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), dos presidentes das Câmaras de Gurupi, Rodrigo Maciel (PSL), e de Dianópolis, Manin do Zora (PL), além de vereadores dos dois municípios. (Com informações da Ascom/Gurupi)