Ao ser preso nesta terça-feira, 14, por volta das 16 horas, em Campos Lindos, Iury Italu Mendanha, 24 anos, confessou ter assassinado Patrícia Aline dos Santos, 29 anos, com três tiros. Segundo a Polícia Civil, Yuri era ex-namorado da vítima e não aceitava o término do relacionamento. Com ele também foi detido Silas Barreira Borges dos Santos, 23 anos, que ainda não fez nenhuma declaração sobre a sua participação no crime.
De acordo com o adjunto da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Palmas, Israel Andrade, os dois foram presos pela equipe do delegado Gustavo Toledo, após denúncia anônima feita à PM de Campos Lindos.
As suspeitas da Polícia são de que, após cometerem o crime, a dupla teria fugido em direção da região extremo-norte do Estado, tendo inclusive trafegado pelo Maranhão. “Há informações de que os dois foram vistos pelos municípios de Estreito e Balsas, no Maranhão, e Itaguatins, no Tocantins”, afirmou o delegado.
Ainda de acordo com Andrade, os dois teriam sido vistos nesta terça-feira comprando cerveja em Campos Lindos e estavam no automóvel Fiat Uno vermelho que foi mostrado nas imagens de segurança na véspera do homicídio de Patrícia.
Também conforme a Polícia, há indícios de que os dois suspeitos de terem assassinado a jovem Patrícia Aline dos Santos, 29 anos, tentavam comprar passagem com nomes falsos com destino a Goiânia (GO).
Transferência
Após serem presos, os dois foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Araguaína e posteriormente serão encaminhados para a Casa de Prisão Provisória (CPP) até serem transferidos para Palmas. De acordo com o delegado Israel Andrade, a previsão é de que os dois sejam transferidos para a Capital nesta quarta-feira, 15. “Após ouvidos os dois serão encaminhados para a CPP de Palmas”, afirmou.
Sobre o crime, o delegado ressaltou que, apenas após as oitivas, serão apresentados os motivos resultaram na morte de Patrícia. Eles serão autuados pelo crime de feminicídio, que é baseado em ódio de gênero, e, se condenados, podem pegar de 12 a 30 anos de prisão.
Entenda o caso
O corpo de Patrícia foi localizado por volta das 11 horas, de quinta-feira, 9, na Quadra 107 Norte, próximo a um shopping de Palmas. Conforme o delegado Israel Andrade, depois que o corpo da vítima foi encontrado, as investigações se concentraram no atual namorado dela, Iury.
“Fomos até a casa dele e ele já havia fugido, inclusive, para outro Estado. O pai dele nos mostrou uma mensagem que recebeu no WhatsApp, pela qual Iury se despedia e dizia que não iria mais trabalhar na loja junto ao pai, que precisava sair da cidade, mas que depois voltava. Quando o pai recebeu essa mensagem já não tinha contato com ele desde a noite anterior [quarta-feira, 8]”, contou.
Na casa do suspeito, ainda segundo o delegado, foram localizadas no quarto dele duas armas longas e munições calibre 32 para revólver. “Encontramos um coldre para revólver que possivelmente é do que ele matou a vítima”, disse.
Silas Barreira Borges dos Santos foi identificado por imagens gravadas por uma câmara de segurança instalada em uma padaria quando chegava com Iury de carro. As imagens mostram Iury dirigindo o veículo. Após estacioná-lo, ele desce e chama Patrícia. Conversam por minutos. Em seguida desce um homem, que seria Silas. Os três ficam conversando e em seguida vão para o carro. Desta vez, o segundo suspeito assume a direção do veículo, Iury ocupa o banco do passageiro e Patrícia fica no de trás. A cena foi gravada momentos antes dela ser encontrada morta.
Relacionamento conturbado
O delegado contou que, conversando com amigas da Patrícia, verificou que havia histórico de um relacionamento conturbado. “Eles se conheciam e namoravam há apenas dois meses. Ele já tinha batido nela, tinha feito várias ameaças que se intensificaram na última semana quando Patrícia terminou [a relação] e ele não aceitava”, disse Andrade. (Com informações da Ascom da SSP)