A Secretaria da Administração do Tocantins (Secad) anunciou nesta sexta-feira, 31, a nova operadora do Plano de Saúde dos Servidores do Estado (Plansaúde). A empresa assume o posto da Unimed a partir do dia 7 de setembro. A informação foi repassada pelo subsecretário da pasta, Edson Cabral. O contrato de R$ 8.148.000,00 será válido por um ano.
Segundo a Secad, a Infoway atendeu todos os requisitos exigidos pelo termo de referência do processo licitatório e já está atuando de forma antecipada para que não haja descontinuidade no atendimento. “Conseguimos apresentar para sociedade tocantinense a solução para esse processo de transição que será feito com extrema responsabilidade, bom senso, coerência e tranquilidade”, afirmou Edson Cabral.
Atual operadora do plano, a Unimed Centro-Oeste e Tocantins comunicou à Secad neste mês sobre rescisão amigável do contrato e informando o encerramento de suas atividades no dia 6 de setembro. Com isso, a secretaria relata que se adiantou e solicitou todas as informações referentes aos atendimentos dos beneficiários do plano, a fim de ser realizada a transição do sistema para a nova responsável.
Segundo Francisco Júnior, representante da Infoway no Tocantins, um canal gratuito de comunicação do usuário com a empresa estará disponível já a partir de quarta-feira, 5, para que possam ser esclarecidas quaisquer dúvidas em relação à rede credenciada. O usuário poderá ligar pelo número 0800 0420382.
O representante ressaltou que, mesmo assumindo o plano durante um feriado prolongado, não haverá nenhum prejuízo para os usuários, que poderão recorrer às unidades credenciadas para algum atendimento de urgência e emergência. “Toda a compatibilidade de acesso ao atendimento está garantida, inclusive os serviços de urgência e emergência”, afirmou Francisco Júnior.
A Secad informou que já constituiu grupo técnico de trabalho com servidores efetivos, exclusivamente para a situação de monitoramento, controle e solução, a fim de que a transição ocorra sem descontinuidade dos serviços já contratados, como acesso a consultas, exames, internações eletivas e urgências, bem como as futuras operações.
“A Verdadeira Mudança” questiona empresa
Mal a empresa foi anunciada pela Secad, a coligação “A Verdadeira Mudança”, encabeçada por Carlos Amastha (PSB), já questionou a contratação. Em material enviado à imprensa, a chapa de oposição ao governador Mauro Carlesse (PHS) divulgou material à imprensa para repercutir o fato da Infoway estar sendo investigada pelo Ministério Público do Trabalho.
Portaria do MPT de 17 de agosto instaura inquérito civil para apurar possíveis irregularidades que Infoway estaria praticando em relação aos seus empregados que trabalham como terceirizados na Secretaria de Saúde do Piauí. Assinado pelo José Wellington de Carvalho Soares, o documento cedido pela coligação “A Verdadeira Mudança” fala em assédio moral; desvio de função; jornada de trabalho excessiva; más condições de trabalho e desempenho de atividades em condições insalubres.
(Com informações da Secom)