O edital de abertura do concurso da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) foi publicado na edição desta terça-feira, 2, do Diário Oficial. O certame organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Vunesp) oferta 50 vagas para preenchimento imediato e outros 50 para cadastro reserva. As inscrições serão abertas no dia 19 deste mês e encerradas em 2 de fevereiro de 2023, no site da Vunesp, e custará R$ 90,00. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 2 de abril.
APTOS
Para concorrer a uma das vagas de guarda metropolitano, o candidato deve ter idade mínima de 18 e máxima de 45 anos no término do período de inscrições (2 de fevereiro de 2023); ser brasileiro nato ou naturalizado e ter concluído o ensino médio, além de atender aos demais requisitos do edital. Das vagas ofertadas, 20% são destinadas aos candidatos que se autodeclararem negros ou pardos no ato da inscrição, e 5% para pessoas com deficiência, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência que possuem.
ETAPAS
A seleção para o cargo de guarda metropolitano será composta de seis etapas, sendo apenas a primeira (prova objetiva) e a última (curso de formação) de caráter eliminatório e classificatório. As demais etapas do concurso – exame físico, avaliação psicológica, avaliação médica e comprovação de idoneidade moral – terão caráter eliminatório.
O CARGO
O salário inicial de guarda metropolitano é de R$ 3.440,77, acrescido de gratificação de atividade perigosa, para uma jornada de 40 horas semanais, podendo ser ajustada em turnos ou jornadas de trabalho que atendam às especificidades do cargo. Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Estatuto dos Servidores da Guarda Metropolitana e, subsidiariamente, o Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta dos Poderes de Palmas.