A Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) anunciou nesta segunda-feira, 21, ter chegado a 76% da obra da implantação da usina de energia fotovoltaica no Distrito de Irrigação Manuel Alves, localizado entre Porto Alegre e Dianópolis.O investimento do Estado para a construção da usina fotovoltaica é de R$ 6,1 milhões. Quando finalizada, a usina vai gerar 1.2 megawatts e a previsão é de que a obra esteja concluída em até 35 dias. “Os custos de energia para a produção dos alimentos no Distrito Manuel Alves terão uma redução significativa, quando a usina começar a gerar energia”, destaca o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues.
TAC ENTRE DISTRITO E GOVERNO
A construção da usina fotovoltaica no Distrito Manuel Alves faz parte do Termo de Cooperação Operacional com força de Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) assinado em julho de 2023, entre o distrito e o Governo do Tocantins, via Ageto. O objetivo do termo é ajustar a transferência da responsabilidade de manutenção econômica do projeto para a Associação do Distrito de Irrigação Manuel Alves, bem como o desenvolvimento de ações, visando ao aperfeiçoamento da viabilidade técnica.
PROJETO MANUEL ALVES
Com infraestrutura para irrigação de 5 mil hectares, o Distrito Irrigado Manuel Alves é um polo de produção de frutas. No projeto, a área irrigável é dividida em 199 lotes para pequenos produtores e outros 14 são lotes empresariais, gerando cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos. O projeto produz, atualmente, cerca de 1,2 mil toneladas de frutas por mês, incluindo banana, manga, abacaxi, coco, maracujá, abóbora e melancia. O Distrito de Irrigação é exemplo na área de produção de fruticultura do Tocantins.