O jornalista, cantor, compositor e escritor tocantinense Nilo Alves faleceu na manhã desta sexta-feira, 12, vítima da Covid-19, em Palmas, aos 63 anos. Com uma carreira de mais de 30 anos na música popular, o artista também fundou o jornal Página Aberta.
Notas de pesar
A arte e a comunicação tocantinense perderam, para a Covid-19, um dos seus talentos. Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento de Nilo Alves, músico, jornalista e historiador. Com sua voz singular, ele cantou sentimentos profundos, sucessos nacionais e divulgou o nosso estado; em livros de poesia fez protestos, exaltou o povo e o Tocantins; fez importantes pesquisas sobre a música goiana e tocantinense, sobre as músicas do nosso estado, estava com um livro pronto. Inquieto e muito atuante, por muitos anos, Nilo Alves foi parceiro da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), com o projeto ‘A Música vai à Escola’, em que ele realizava apresentações de suas poesias e canções, ele foi presença cativa em nossas escolas. Neste momento de dor, lamento a perda desse grande artista e rogo a Deus pedindo consolo para toda a sua família, amigos e toda a classe artística.
Adriana Aguiar
Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes
A covid-19 fez mais uma vítima. Perdemos o cantor e compositor tocantinense Nilo Alves. Dono de uma voz singular, por meio da música, difundiu a cultura tocantinense no Brasil e também em outros países. Neste momento de dor, nossa solidariedade à família, amigos e todos que sofrem esta irreparável perda. Rogamos ao Pai Celestial que acolha o Seu filho e continue cuidando de todos que lutam contra essa doença.
Nossos sinceros pêsames,
Deputado Federal Vicentinho Júnior e Família”
“Nota de pesar – Nilo Alves
Perdemos hoje, novamente, a luta contra a Covid-19. A falta de leitos levou o companheiro e amigo Nilo Alves.
Nilo foi uma expressão da arte tocantinense. Compositor, cantor, escritor, historiador, jornalista e um grande lutador pelas causas do trabalhador e da cultura, Nilo foi um homem incrível.
Hoje, todos sofremos o baque. O meu desejo é de conforto no coração de sua família e amigos neste momento de tamanha tristeza.
Zé Roberto Lula
Deputado estadual e presidente do PT/TO”
“Nota de Pesar – Nilo Alves
Lamentavelmente perdemos hoje, uma das maiores referências da cultura goiana e tocantinense, meu amigo de grandes jornadas, o jornalista, cantor e compositor Nilo Alves, 63 anos, que infelizmente partiu, sendo mais uma vítima de complicações causadas pela Covid-19.
Nilo era um dos grandes ícones e talentos da música goiana e tocantinense, que nos conquistou com sua habilidade de criar e compor, seu carisma e sua irreverência.
A sua ausência nos causa profunda tristeza e um vazio em nossos corações. Neste momento de dor, me solidarizo com os seus familiares, amigos, admiradores e toda a classe artística enlutada.
Descanse em paz meu amigo Nilo Alves, você será sempre lembrado por nós…
Valdemar Júnior
Deputado Estadual”
“Recebi com muita tristeza e pesar a notícia da morte do cantor e compositor Nilo Alves, vítima do COVID-19, nesta sexta-feira,12.
Infelizmente essa doença levou mais um tocantinense e deixa um vazio enorme em nossos corações. Nilo Alves sempre levou alegria, poesia e cultura para os quatro cantos do nosso Estado. Um artista que dedicou sua vida á cultura tocantinense e que deixará muita saudade.
Neste momento de dor rogo a Deus que conforte seus familiares e amigos.
Deputada Cláudia Lélis e família”
Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do jornalista e músico Nilo Alves, nesta sexta-feira, 12, vítima de complicações causadas pela Covid-19.
Com mais de 30 anos de carreira, Nilo Alves muito colaborou para o fortalecimento da cultura no Tocantins, principalmente a música.
Rogo ao nosso bom e amável Deus que, nesse momento de tristeza e dor, console os corações dos familiares e amigos que neste momento de luto sentem a partida prematura de Nilo Alves.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
Luto – NILO ALVES VIROU ESTRELA NO CÉU ‘ Hoje Nilo Alves, 63 anos, poeta, escritor, historiador, militante ardoroso da cultura do Tocantins, companheiro de luta e jornalista aqui no nosso mandato popular, foi levado covardemente pela Covid-19, hoje, às 10 horas.
O Brasil perde um grande artista, eu perco um grande amigo querido…
Descanse em paz, Nilo! Seguiremos sua luta pelo direito à cultura para tod@s!
Nilo Alves, presente, hoje e sempre!
Célio Moura
Deputado federal
A Associação dos Veículos de Comunicação do Tocantins (AVECOM) lamenta profundamente a morte do músico, jornalista e empresário do ramo de comunicação Nilo Alves nesta sexta-feira, 12, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
Nilo Alves era um pioneiro e com seu gênio inquieto e sorriso constante, deixa um vazio no coração de todos os seus amigos, parentes e sua legião de fãs que o acompanham desde antes da criação do Tocantins, no ainda norte goiano.
Diretoria da Avecom
Nota de Pesar
Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo, jornalista, músico e historiador Nilo Alves na manhã desta sexta-feira, 12 de março, em virtude da Covid-19.
Nilo era um grande amigo, sempre esteve comigo nas edições do Salão do Livro. Também entre os anos de 2006 e 2008, Nilo fez parte do projeto ‘A música vai à escola’. Um grande perda.
À família e amigos transmito os meus sentimentos e rogo a Deus que dê a eles a força necessária para superar esse momento de dor.
Deputada Federal Professora Dorinha
Brasília, 12 de março de 2021
Nota de Pesar – Nilo Alves
Lamentamos profundamente a morte nesta sexta-feira,12, do eclético Nilo Alves.
A classe artística tocantinense e a comunicação do nosso Estado perdem um grande nome nessas duas áreas.
Nilo era um grande defensor da cultura local, onde sempre estava versando, escrevendo ou com seu violão a tira colo dedilhando, principalmente músicas regionais acompanhado sempre de sua voz tão peculiar.
Rogamos a Deus que o acolha em sua nova Morada, e acalenta o coração de todos, e, em nome da filha Eva Maria nos solidarizamos com os demais familiares.
Descanse em paz, Nilo.
Deputada Federal, Dulce Miranda e Marcelo Miranda
Nota de Pesar – Nilo Alves
A Fundação Cultural de Palmas (FCP) lamenta profundamente o falecimento do ativista cultural, músico, escritor, Nilo Alves, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 12, em Palmas, por complicações da Covid-19. O meio artístico, cultural e intelectual do Tocantins se ressente da sua morte prematura.
Nilo Alves sempre foi atuante no meio cultural em Palmas, sendo entusiasta de muitas iniciativas no campo das artes, atuando como músico, produtor, autor, pesquisador e incentivador das diversas manifestações culturais. Com mais de 30 anos na carreira, também ampliou sua atuação para a comunicação, fundando o Jornal Página Aberta, onde dedicava generoso espaço para os assuntos culturais. Atualmente era estudante de Direito.
Nesse momento de dor, a Fundação Cultural de Palmas externa sua solidariedade à família, aos amigos e manifesta o desejo de que encontrem conforto nas boas lembranças e na arte deixada por Nilo Alves.
Giovanni Assis
Presidente da FCP
Nota de Pesar – Nilo Alves
O Tocantins perdeu hoje um dos seus pioneiros da cultura e da comunicação: o jornalista, poeta e músico Nilo Alves. Mais uma vítima da Covid-19.
Minhas sinceras condolências aos seus amigos e familiares nesse momento de dor!
Deputado Federal Osires Damaso
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor-TO), lamenta profundamente a morte do jornalista, ativista cultural, músico e escritor, Nilo Alves na manhã desta sexta-feira, 12, em Palmas(TO).
O profissional que era proprietário do Jornal Página Aberta e tinha mais de 30 anos de carreira musical, foi vítima de Covid-19.
Desde o início da semana, amigos, familiares e o Sindjor acompanhavam a situação do quadro de saúde do jornalista, e a luta em busca de alternativas de atendimento especializado (UTI).
Nilo, que também era estudante de Direito (Fasec), mantinha-se em plena atividade profissional, era goiano e fez grandes amigos no meio cultural, intelectual e artístico do Tocantins, para onde se mudou ainda no final dos anos 1990.
O Sindjor presta solidariedade a toda família, amigos e se coloca à disposição neste momento de imensa dor e despedida.
Sindjor-TO