A prefeita Josi Nunes (UB) encaminhou um Projeto de Lei à Câmara de Gurupi que cria e regulamenta os cargos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) do município. A regulamentação é uma reivindicação antiga da categoria. A formalização da matéria aconteceu nesta quinta-feira, 15, em reunião com secretários, com os vereadores Matheus Monteiro, Jair do Povo e Leda Perini e o presidente da classe (SASES), Joel Barbosa dos Santos.
DEBATE VEM DE 2021
Josi Nunes comentou sobre o processo de elaboração do projeto. “Desde o ano passado já vínhamos trabalhando com o sindicato para a regularização desses servidores, ou seja, qual era o caráter jurídico desses profissionais e hoje temos uma proposta que enquadra todos eles como empregados públicos e estamos encaminhando ao legislativo para a aprovação”, afirmou.
MAIOR TRANQUILIDADE
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias das Regiões Sul e Sudeste do Tocantins (SASES), Joel Barbosa dos Santos, comemorou o avanço. “A atual gestão sempre foi parceira da categoria e esse direito que está sendo encaminhado para a Câmara é uma reivindicação da categoria de muitos anos e agora estamos vendo este direito se concretizar. Isso vai possibilitar uma maior tranquilidade aos trabalhadores para saber os seus direitos que tem no município. Com essa Lei municipal regulamentando a categoria e reconhecendo todos os direitos, teremos mais qualidade de vida para esses trabalhadores”, pontuou.