O Governo do Tocantins, por meio da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae/TO) firmaram um Termo de Cooperação Técnica para estreitar a relação entre as instituições e, assim, promover ações conjuntas que beneficiem os empreendedores tocantinenses.
O Termo foi assinado pelo presidente da Jucetins, Issam Saado, e pelo superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio, na manhã desta quarta-feira, 3, na sede da autarquia em Palmas (TO). O acordo tem como objetivo a troca de experiências, ações em prol do desenvolvimento de um ambiente de negócios favorável à promoção da competitividade dos pequenos negócios e o fomento ao empreendedorismo.
Ações
A parceria institucional visa diminuir ainda mais o tempo para abertura de empresas, tendo como base:
Automatização de consultas prévias (verificação se o endereço informado para o empreendimento está correto e se as atividades são autorizadas a funcionar no local desejado) em 20 municípios tocantinenses com maior movimentação de processos;
Implantação da emissão automática de inscrição municipal e alvarás para atividades de baixo risco;
Integração dos sistemas municipais com o sistema da Jucetins em 10 municípios tocantinenses.
Reunião
Esta foi a primeira reunião do superintendente Rérison com o novo presidente da Jucetins, Issam Saado. Durante o encontro, eles reforçaram a importância do elo institucional para o fortalecimento de ações estratégicas com a meta de desburocratizar a abertura de empresas no estado.
De acordo com o presidente Issam, a parceria com o Sebrae é fundamental para o desenvolvimento econômico do Tocantins. “A união de esforços com o Sebrae nos permitirá ampliar a automatização dos nossos serviços e diminuir ainda mais o tempo para processos de registro mercantil”, afirmou o presidente.
Já o superintendente do Sebrae Tocantins, Rérison Antônio, destacou que a parceria com a Jucetins é essencial para o cenário empresarial tocantinense. “O Termo consiste na criação de um ambiente de negócios mais favorável, e assim, facilitar a abertura e o desenvolvimento das empresas”.
Participaram ainda da reunião o vice-presidente da Jucetins, Juarez Rigol, o secretário-geral da Jucetins, Erlan Milhomem, a procuradora da Jucetins, Mariana Sampaio e o coordenador do Simplifica Tocantins, Rubens Santos. Representando o Sebrae, participaram o gerente da Unidade de Relacionamento Institucional, Evandro Melo, e o analista técnico e gestor do eixo de desburocratização, Pedro Araújo. (Da assessoria de imprensa)