A primeira-dama do Tocantins e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero, cumpriu agenda em Goiânia (GO) nesta quinta-feira, 22, para conhecer políticas públicas do estado vizinho, sendo recepcionada pela primeira-dama goiana, Gracinha Caiado. O principal programa apresentado à tocantinense foi o “Goiás Social”, um conjunto de iniciativas com intuito de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade.
LEVAR GRANDES EXEMPLOS PARA O TOCANTINS
Karynne Sotero agradeceu o convite e destacou os pontos que podem ser estudados e implementados no Tocantins. “Eu agradeço muito o convite da primeira-dama Gracinha, que sempre nos recebeu de uma forma carinhosa. Hoje nós podemos ver projetos maravilhosos aqui em Goiás, com certeza nós iremos levar grandes exemplos para o nosso Tocantins, que é um estado que tem muito potencial e pode muito bem adaptar as políticas que estão dando certo em Goiás”, pontuou.
ESTADOS IRMÃOS
Gracinha Caiado, que também é coordenadora do Goiás Social, destacou a importância da visita da comitiva e como os governos podem trabalhar em conjunto para realizar políticas sociais que vão gerar benefícios para os cidadãos. “Goiás e Tocantins são estados irmãos, temos muito em comum e podemos trabalhar em parcerias de sucesso. É uma alegria enorme estar aqui com a primeira-dama Karynne, certamente podemos fazer esse intercâmbio dos nossos trabalhos sociais”, afirmou.
INTERCÂMBIO PODE POTENCIALIZAR SERVIÇOS
O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, defendeu que o Tocantins pode aplicar políticas semelhantes, tendo como exemplo as iniciativas do programa Goiás Social. “O governo de Goiás avançou em várias áreas e tem muito a mostrar e oferecer. Nosso estado também tem políticas sociais interessantes e sabemos que esse câmbio pode potencializar nos serviços que vão refletir diretamente na população vulnerável”, avaliou.
GOIÁS SOCIAL
O programa Goiás Social realiza ações e serviços em três eixos temáticos: emergencial, protetivo e emancipatório. A iniciativa oferece diversos benefícios, onde as secretarias implementam programas que incentivam a educação, a qualificação profissional, a reforma de casas sem custo para a família beneficiada, programa de transferência de renda chamado Crédito Social, voltado para pessoas interessadas em empreender e que passaram por capacitações, dentre outras serviços.