Para ofertar um maior atendimento a exames preventivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN/TO) passou a atender, a partir deste mês, 119 municípios pactuados em todo o Estado, com exame de citologia em meio líquido. A ampliação da oferta se deu, a partir das capacitações ministradas pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), às equipes municipais e faz parte da segunda etapa de implantação dos serviços que começaram o ano passado, com 54 cidades.
“A implantação do serviço em nosso laboratório tem sido uma experiência exitosa, especialmente com a qualidade e agilidade na liberação dos resultados dos exames, que irá repercutir no avanço da organização do Programa de Rastreamento no Tocantins e efetividade no controle da doença”, comentou a diretora geral do LACEN-TO, Jucimária Dantas.
A diretora acrescentou que “o Tocantins apresenta atualmente a segunda maior taxa bruta de incidência na região Norte do país, sobre câncer de colo de útero, e esse é um problema de saúde pública no nosso território. O LACEN-TO já capacitou o total de 189 profissionais para a nova metodologia que adotamos aqui, em que em especial auxilia na identificação de lesões precursoras ou mesmo do câncer do colo do útero em desenvolvimento”.
“Nós de Mateiros, região sudeste do Estado, já enviamos a nossa primeira amostra e os resultados saíram rapidinho! Gostaria de parabenizar a equipe do LACEN, pois com isso ganhamos credibilidade com nossas pacientes, todas hoje alegres e empolgadas com o resultado rápido assim”, comentou a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mateiros, Ana Karoliny Alecrim Cardoso.
Para a enfermeira que atua na ESF, no município de Barrolândia, Patrícia Silva, “a agilidade no processamento tem sido uma das maiores facilidades nesse processo de cuidado com a saúde pública. O serviço feio pelo LACEN veio pra somar na qualidade do rastreamento do câncer de colo de útero, pois o profissional capacitado em nossa rede tem uma relevância maior na garantia da qualidade do processo de análise desse material. Só tenho a parabenizar a equipe do Estado, pois os resultados têm saído em tempo oportuno e estou muito feliz por ter participado e aprimorado os meus conhecimentos”.
Exame Citopatológico
O câncer de colo do útero é um dos tumores que acomete a população feminina e a infecção se dá por meio do contato com pele e mucosas infectadas, sendo transmitida, na maioria das vezes, através da relação sexual desprotegida.
O exame citopatológico ou exame preventivo é uma das principais formas de prevenção, controle e detecção precoce. Ele é oferecido de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e permite a identificação de lesões precursoras que, se tratadas precocemente, possuem grandes chances de não evoluírem para o câncer. (Da assessoria de imprensa)