Dados do Monitor do Fogo divulgados nesta quinta-feira, 18, colocam Lagoa da Confusão (3º), Formoso do Araguaia (4º) e Pium (8º) entre os dos municípios as maiores áreas de Cerrado queimadas em agosto. Os números refletem a concentração do fogo no bioma em regiões próximas à zona de transição com a Amazônia e em partes da fronteira agrícola do Matopiba – formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia.
MUNICÍPIOS TOCANTINENSES
Conforme o Monitor do Fogo, a área queimada de Cerrado em Lagoa da Confusão foi de 90,2 mil hectares, contra 86,4 mil ha em Formoso do Araguaia; e 62,1 mil ha em Pium. Os municípios que completam as dez maiores queimas são todos do Mato Grosso.
AUMENTO DE 221%
As savanas do Cerrado tiveram aumento de 221% na área queimada em agosto deste ano, com 1.239.324 hectares atingidos, mais de duas vezes o tamanho do Distrito Federal, contra 386.404 hectares queimados no mesmo mês do ano passado. Este tipo de vegetação, composto por árvores, arbustos e gramíneas, é predominante no bioma e ocupa a maior parte (41,7%) de tudo o que queimou no Cerrado nos oito primeiros meses do ano.