Com o objetivo de informar, capacitar e conscientizar os alunos do 6° ao 9° ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), em parceria com o Sebrae Tocantins, lançou nesta semana, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, o projeto TCE Cidadão na Escola. A iniciativa irá atender cerca de 45 escolas municipais, nas cidades de Araguatins, Colinas, Guaraí, Gurupi, Porto Nacional e Palmas.
O projeto propõe conscientizar e incentivar os estudantes a fiscalizar o uso dos recursos públicos, além de ofertar palestras por meio do projeto Educação Empreendedora, que pretende estimular e desenvolver capacidades que despertem o empreendedorismo dentro e fora da sala de aula.
Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, é importante incentivar a participação dos jovens na vida pública. “Já capacitamos cerca de 40 mil alunos, que equivalem a 43% da rede municipal de educação do Estado e essa parceria irá possibilitar que muitos outros sejam alcançados e abrir caminhos para que juntos possamos formar cidadãos conscientes e ativos na comunidade”, enfatiza.
O presidente do TCE/TO, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, ressaltou a importância do apoio dos parceiros e da participação dos estudantes. “A promoção e o exercício da cidadania é importante para a sociedade conhecer como funciona o Tribunal de Contas e saber qual a sua função e assim, despertar neles, o interesse do que podem fazer como cidadãos”.
Também são parceiros do projeto as prefeituras das cidades participantes, por meio das secretarias municipais de Educação, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio).
(Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)