O Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa revelou que, em agosto, das 5.540.767 micro e pequenos negócios (MPEs) com contas em atraso no Brasil, 5,3% eram do Norte, último lugar no ranking das regiões, atrás da Sudeste (53%), Sul (16,4%), Nordeste (16,3%) e Centro-Oeste (9%). O Tocantins tem 35,3 mil empresas no vermelho, desempenho melhor que do Pará [122,8 mil], Amazonas [57,8 mil] e Rondônia [46,2 mil].
ATENÇÃO AO FLUXO DE CAIXA
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a queda na falta de pagamento das empresas é tímida e ainda traz um sinal de alerta para que elas deem mais atenção a organização de seus fluxos de caixa. “As empresas precisam ter em mente que a alta inflação impacta o bolso dos brasileiros e, consequentemente, os negócios pela diminuição no poder de compra. Por isso, a dica é cortar custos desnecessários e negociar despesas sempre que possível”.
PELO MENOS UM COMPROMISSO VENCIDO
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência.
Confira o levantamento: