Um dos principais projetos do Centro de Ensino Médio (CEM) Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, é voltado para o incentivo à formação de leitores e autores entre os estudantes. Na sexta-feira, 24, a unidade de ensino promoveu o lançamento e a noite de autógrafos do livro Entrelinhas: memórias e contos.
A obra reúne 50 textos de alunos, professores e convidados. De acordo com o gestor da escola, Sebastião Ferreira de Castro Júnior, este é o terceiro livro publicado pela unidade escolar. “A equipe se une para o desenvolvimento desse projeto que, além de ampliar o conhecimento dos diferentes gêneros literários, busca valorizar a produção regional”.
A obra foi organizada pela professora de Língua Portuguesa, Maria Célia Gomes de Souza. “Os textos passaram por um edital e foram selecionados para compor a obra. Apesar da pandemia, conseguimos finalizar o livro com a contribuição importantíssima de cada professor de Língua Portuguesa do CEM Rui Brasil”.
Para o estudante Geovane Silva dos Santos, a experiência como escritor é inédita. “Nunca tinha produzido nada assim com a intenção literária. Estou muito feliz pelo meu texto ter sido contemplado e agora publicado”, contou.
Isidora Pjehky Krahô, professora na aldeia Takawyrá, é uma das autoras convidadas. “Resolvi ser professora para ajudar a melhorar a Educação dos alunos da minha aldeia e ensinar a importância de mantermos nossa cultura e nossa tradição. Essa foi uma oportunidade que tive de mostrar um pouco da minha história e do meu povo”, relatou.
Lara Rege Correa Carneiro Jardim, aluna da 3ª série do ensino médio, é uma das escritoras e ilustradoras do livro. “Fui influenciada pela minha família a ler, desde pequena, mas foi pela persistência da minha professora que as minhas histórias saíram do anonimato. Já tinha o hábito de escrever, mas não tinha a intenção de publicar. Estou muito feliz com a publicação do nosso livro”, revelou.
Na oportunidade, o diretor regional de Miracema, Jori Carlos Alves Batista, destacou a relevância da formação de leitores. “Quem lê tem a criatividade aguçada, e o incentivo da escola é fundamental para que os estudantes tenham prazer pela leitura. O resultado desse trabalho é esse livro maravilhoso”, afirmou. (Da assessoria de imprensa)