A escritora Irma Galhardo lançou na sexta-feira, 30, no Centro de Atividade SESC de Palmas, mais um livro de sua lavra. Trata-se de “Caravana de Lendas do Tocantins: uma experiência em letramento literário infantil“, publicado pela égide da Editora Appris.
Reflexão crítica
Fruto de pesquisa no mestrado acadêmico em Estudos Literários, na Universidade Federal do Tocantins- UFT, a obra, segundo a autora, traz uma reflexão crítica e de cunho biográfico que transita pelo letramento literário, inclusão social, lendas, literatura infantil, regionalismo e, especialmente, pela autoetnografia.
Credenciais da autora
Irma Galhardo é escritora, cordelista e contadora de histórias. Mestra em Literatura pela UFT e Mestra da Cultura Popular pelo MinC, é referência na literatura infantil tocantinense, tem nove livros publicados e vários prêmios por editais. É membro da Academia Palmense de Letras no Tocantins, membro correspondente de algumas Academias de Letras do Brasil e já participou oficialmente de Salões do Livro na Suíça e na Itália.
Escritor Jonas Mendonça publica livro sobre a história de Babaçulândia
Registros históricos da pacata Babaçulândia, no norte do Estado do Tocantins, foram resgatados na obra “Babaçulândia: história viva” (Editora Veloso), de autoria do escritor Jonas da Costa Mendonça. O autor é integrante do quadro de Membros Efetivos da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins (Acalanto).
Sobre o município
A povoação de Babaçulândia surgiu em 1926, quando Henrique Figueiredo de Brito se instalou na margem esquerda do Rio Tocantins. O primeiro nome do povoado foi Nova Aurora do Coco, devido a quantidade de coco babaçu que havia na região, sendo a seguir chamada simplesmente de Coco. O município foi instalado em 1º de janeiro de 1954, e foi desmembrado do município de Tocantinópolis.
Aventuras pelo Brasil vira livro para crianças
Uma kombi 2009, carinhosamente apelidada de Penélope, serviu de suporte para as divertidas aventuras da atriz brasiliense Tainá Baldez e de seu companheiro Thiago Conceição, que há dois anos viajam pelo Brasil. Foi dessas aventuras que surgiu o livro “Penélope” .
Semente
“Eu acho que sonhar é muito importante e sonhos são sementes que a gente planta. Quero que esse livro seja semente, incentivo para que nós realizemos nossos desejos, mesmo se tivermos medo”, destaca Baldez.
É possível acompanhar as viagens da dupla no Instagram e no canal Estrada pra que te quero, no Youtube. Eles também estrelam um quadro no programa É de casa, da Globo.
História da fadiga – Da Idade Média aos nossos dias
De autoria do historiador e sociólogo francês Georges Vigarello, “História da fadiga – Da Idade Média aos nossos dias” (Editora Vozes), é um livro inovador que revela uma história ainda pouco estudada, fecunda em metamorfoses e surpresas, desde a Idade Média até nossos dias. As formas “privilegiadas” de fadigas – aquelas que mobilizam os comentários, impondo-se prioritariamente a todos – evoluem com o fluir do tempo.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.