2ª obra poética de Orion será lançada nesta sexta-feira

Exteriorizar sentimentos em forma de poesia, pulsante, multiforme e irisada foram os novos desafios do poeta Orion Milhomem (foto) ao tomar a iniciativa de trazer à lume a obra “Em Ritmo de Amor & Poesia“, publicado pela editora Dialética, cujo lançamento acontece nesta sexta-feira, 9, a partir das 19 horas, na livraria Leitura, no Capim Dourado Shopping, na Capital.
Abordagem romântica
A obra possui 70 poesias com uma abordagem romântica que traz nas entrelinhas a beleza e a importância das coisas substanciais da vida. De acordo com o autor, a poesia é fundamental para o cotidiano e, principalmente, para os dias atuais, por isso o livro é um convite para que o leitor aprecie a vida em ritmo de amor e poesia
Credenciais do autor
Orion Milhomem Ribeiro formou-se em Direito pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Atualmente é Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins. Escreve poesia desde os 15 anos e teve seu primeiro livro, “Essência Poética”, lançado em 2007. Tem participação em várias antologias literárias. É membro Titular da Academia Palmense de Letras (APL), cadeira 25, cujo patrono é Olavo Bilac.

Antonio Frausino, poeta de Angico se prepara para lançar seu 1º livro

Natural de Barra do Corda, no Maranhão, mas morador no município tocantinense de Angico, na região do Bico do Papagaio, no Tocantins, o poeta tocantinense Antonio Frausino dos Santos está ultimando os preparativos para o lançamento do seu livro, intitulado de “Meus Poemas“, numa edição da Editora Veloso.
Incentivo
Quem assina o prefácio da obra é a professora poeta de Tocantinópolis Maria da Consolação dos Santos Brito, mais conhecida como Consola Brito, que acabou atuando como madrinha literária do autor, incentivando-o a entrar de vez no universo da literatura com a publicação de seu primeiro livro.
Sonho pessoal
Ao falar sobre o autor, Consola Brito informa que trata-se de uma pessoa simples, inteligente, gentil, sábia e capaz de batalhar pelos seus objetivos. Ela relata como surgiu a ideia de publicar o livro dele: – “Ao ver Antonio Frausino, e ouvir dele, que publicar seus poemas, seria uma realização pessoal, chegando a declamar alguns para que eu tomasse conhecimento, não precisei pensar muito, recorri a Editora Veloso na busca por apoio, e também Antonio pode contar com a Secretaria de Assistência Social de Angico, de onde teve todo apoio para que pudesse publicar seus poemas. Hoje a gratidão inunda a vida de Antonio e daqueles que que se aliaram a ele nesta realização. Nossa gratidão a todos”, afirmou a veterana escritora.
Criança autista que se apaixonou pela poesia é a temática do livro de Ana Kamila Castaño

Na quarta-feira, 07, no Fran’s Café, em Palmas, aconteceu o lançamento do livro “A Menina que Descobriu a Poesia“, da escritora Ana Kamila Castaño, cujo enredo conta a história de Ana, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que descobrirá o universo da poesia.
Vivências
A obra é baseada na vivência da autora na escola como professora e também de vivências como servidora de biblioteca municipal. Cearense de Fortaleza, Kamila mora em Palmas há doze anos, atuando como assistente de biblioteca na Escola Municipal Beatriz Rodrigues. É pedagoga, pós-graduada em Educação Artística, contadora de histórias, escritora, atriz do grupo teatral Um Ponto Dois e acadêmica do curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal do Tocantins.

Dicionário de Escritores Contemporâneos do Nordeste

Vem aí a terceira edição do “Dicionário de Escritores Contemporâneos do Nordeste“, organizado pelo escritor Roberto Leal. É uma boa pedida para a participação dos nobres escribas nordestinos que residem no Estado do Tocantins.
Como participar
Trata-se de um projeto com iniciativa da UBESC – União Baiana de Escritores, em parceria com a Revista Òmnira e que abrangerá todos os escritores que nasceram nos estados do Nordeste brasileiro. As inscrições para participar dessa obra seguem até o próximo dia 30 de dezembro, sendo que a previsão de lançamento é para março de 2023. Para mais informações os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (71) 98736-9778 (WhatsApp), ou pelo e-mail: ubesc2013@yahoo.com.br.



ZACARIAS MARTINS

É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.