Sob a égide da Editora Areia Dourada, a poeta araguainense, Symone Elias tomou a iniciativa de exteriorizar belos sentimentos em forma de poesia. Assim surgiu o seu livro solo, intitulado de “Desabrochando em Versos”, para o deleite de um seleto grupo de leitores, assim como eu, que estão tendo o privilégio de explorar o seu versejar.
Poesia envolvente
Na apresentação da obra, o professor e também poeta Ronnaldo Andrade atesta que Symone Elias nos traz uma poeticidade envolvente e nos cativa, comove e alegra, enfatizando que a poeta araguainense convida-nos à vida, a sermos positivos e a vivermos o amor.
Surpresa
Quando recentemente participei da 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília encontrei com o poeta Pietro Costa que estava lançando o seu livro “Nos labirintos da palavra”. Para a minha grata surpresa, descobri que as ilustrações que estão no livro são da Symone Elias.
Credenciais da autora
Natural de Araguaína, Symone Elias integra os quadros de Membros Efetivos da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins, onde atua como Diretora Social. Tem participação em várias antologias pelas editoras Chiado Books, Versejar e Areia Dourada. Além de poeta, a autora trabalha com desenho, pintura, teatro, dança, escultura e fotografia. Também é capista e ilustradora de livros.
Contos de Paulo Martins transitam entre suspense e pânico
O professor e escritor de Palmas, Paulo Martins, está com novo livro na praça. Desta feita trata-se de “Cemitério das bonecas e outros contos“, publicado pela Editora Veloso, onde o autor apresenta um clima claustrofóbico, com momentos divertidos, líricos e ao mesmo tempo entrelaçados a um suspense psicológico. Ao todo são 12 contos que transitam entre suspense e pânico.
Revisitando histórias
Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a professora Para Maria Perla Araújo Morais, explica que o livro “Cemitério das bonecas e outros contos” revisita histórias, imagens e temas que fazem parte de nossa história cultural e literária, mas que, por uma hegemonia de narrativa realista, são esquecidos para serem resgatados e rememorados, de tempos em tempos, como agora faz o escritor Paulo Martins.
Sobre o autor
Paulo Martins é goiano, da Cidade de Goiás, mas atualmente reside em Palmas, onde se dedica a duas grandes paixões: a escrever e a ministrar aulas. Licenciado em Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Universidade Federal de Goiás (UFG), pós-graduado em Linguística Aplicada, é Mestre em Letras, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É autor de contos premiados e publicados em coletâneas, com uma crônica traduzida para o espanhol e publicada na Revista Sole, da Colômbia. Colabora com artigos e crônicas para vários jornais, entre os quais, a Gazeta New, de Aracaju (SE), o Diário da Manhã, Goiânia (GO), e o Jornal do Tocantins, de Palmas.
Um pouco de Direito Penal Brasileiro
Não é qualquer livro que se preocupa com os paradigmas político e filosófico subjacentes aos pensamentos que nortearam a história do Direito Penal brasileiro. Apenas por esse motivo, a obra de Saulo Salvador Salomão, “Calabouços da miséria: uma análise crítica sobre a criminalização da pobreza no Brasil” (Editora Dialética), já seria digna de recomendação.
Vai além
Mas o fato é que o autor vai além e, na sua pesquisa, mergulha com precisão nessa imensidão de informações que foram se acumulando ao longo da história, a fim de entregar ao público um material organizado e sério, capaz de contribuir para as discussões – na Academia e nos Tribunais – sobre o papel do Direito Penal. Portanto, o presente trabalho vem somar-se, com qualidade, às produções que atentam para a relevância do conhecimento técnico e da análise crítica que o tema requer.
Literatura para crianças
“O Viajante” (Editora Rocco), livro infantil de Luís Carlos Coutinho – que adota o nome artístico de Caulos. Nesse livro o autor ensina de forma lúdica que a Terra é redonda e, rodando em volta do Sol, faz crescer as plantas, amadurece as frutas e ilumina todos nós. Não custa nada agradecer.
O autor
Caulos é pintor, desenhista e escritor. Nasceu em Minas Gerais e vive no Rio de Janeiro. Desenha todos os dias, pinta nos outros. À noite, escreve, assiste a muitos filmes antigos e alguns novos. Tem uma coleção de livros de arte e gosta de ler Eça de Queirós, Raymond Chandler e Júlio Verne todos os dias.
Café Literário em Tocantínia com André Goveia
O poeta e secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, participou da movimentada programação do Café Literário, projeto colocado em prática pelo Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, daquela cidade.
Iniciativa
A iniciativa foi da coordenadora-geral da unidade escola, Michele Guimarães, da coordenadora de linguagens, Isabel Maria Souza Rodrigues e das professoras Valdirene Souza da Costa Silva, Aldelúcia Araújo Barbosa e Gracilene Tavares de Macedo Bezerra Coelho, tendo por objetivo o incentivo à leitura e a produção textual.
Realizando sonhos
O escritor apresentou obras literárias de sua autoria e disse aos alunos que é possível realizar sonhos desde que se acredite neles e comece a trabalhar por eles desde o momento presente sem deixar para amanhã no qual citou sua obra Hoje é dia de poesia, com uma seleção especial de poesias que mostram que o dia de poetizar é hoje.
Lita Maria na Academia de Letras Militares Estaduais do Brasil
Residente em Palmas, a escritora Lucelita Maria Alves, que adota o nome artístico de Lita Maria, ingressou na Academia de Letras Militares Estaduais do Brasil, durante sessão solene realizada no último dia 18, em São Luís, no Maranhão. A aurora é tenente-coronel do quadro da Reserva, do Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins. Esta é a primeira vez, no Brasil, que uma mulher conquista vaga junto à Academia, e a tenente-coronel vai ocupar a cadeira de número 25, que tem como Patrono o Dr. Manoel Edir Rocha, médico, poeta e escritor, ex-prefeito de Palmas.
Produção literária
Lita Maria é autora de vários livros, dentre os quais, “Sobre Dora e Dores“, publicado pela Editora Veloso por meio de um projeto contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (Aldir Blanc). O romance ainda rendeu um longa-metragem, com assinatura de contrato com a Produtora Cena Filmes.
Noite de autógrafos em Araguaína
Pela Lecoq Editora, a poeta e advogada Etienne Acácio marca a sua estreia no universo da literatura com o lançamento de sua primeira obra, intitulada de “Sorvete azul“. A noite de autógrafos acontece no sábado, dia 3, às 19h30 , na Biblioteca do SESC Araguaína, localizado na Marginal Neblina. O livro traz uma coletânea de poemas e pensamentos da escritora nos últimos dez anos.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.