Publicação independente, o Memórias de Antônia, livro de autoria do escritor e biógrafo Giovanni Salera Júnior, foi lançado no dia 12, em Palmas, e traça a trajetória de vida da matriarca da família Mesquita: a dona Antônia Lourenço de Mesquita, pioneira de Palmas.
Data festiva
A data do lançamento do livro biográfico de dona Antônia foi propositalmente escolhida para marcar, com chave de ouro, a comemoração de seus 76 anos de idade, por sinal, bem vividos. O palco do lançamento foi a residência de sua filha, a odontóloga Rosilene Mesquita do Couto e seu esposo, o também odontólogo Wellington Santos do Couto, tendo a presença de um seleto grupo de amigos, familiares, filhos, netos e bisneta, além do padre Waldeon Reis de Azevedo, pároco da Paróquia de Taquaralto, que fez questão de marcar presença ao acontecimento para abençoar o lançamento da obra e a aniversariante biografada.
A obra
Sobre a obra, Giovanni Salera Júnior, afirma que ela possui propósitos mais nobres. “Serve como guia, inspiração e motivação para aqueles que se encontram desanimados e desesperançosos diante das muitas circunstâncias difíceis que surgem no cotidiano de uma família, no matrimônio e nas relações interpessoais”, assevera o biógrafo.
Credenciais do autor
Giovanni Salera Júnior é natural de Itaúna (MG). Já residiu na Ilha de Marajó (PA) e em Brasília (DF). Atualmente mora em Palmas. É graduado em Matemática e Biologia, Especialista em Direito Ambiental e Mestre em Ciências do Ambiente. É Analista Ambiental do Governo Federal, lotado no IBAMA. Tem experiência na elaboração e participação em. É autor de cinco livros: Lendas da Amazônia (2014), Lendas Brasileiras (2019), Arias Soares, 70 anos: Uma caminhada com Deus (2019), Henrique Fragata: Construindo um Sonho, Trajetória de Sucesso e Amor por Palmas (2020), além de Memórias de Antônia. Tem ainda, participação em antologias literárias. Nos últimos anos tem se dedicado a pesquisar e escrever biografias de líderes religiosos, políticos, professores, jornalistas, empresários e ambientalistas.
Projeto Roda Literária abre inscrições
O projeto Roda Literária, da Fundação Cultural de Palmas (FCP), que tem como objetivo fomentar a literatura, dar espaço para lançamento de livros, apresentações artísticas e recitais, abriu inscrições no dia 5. As Rodas Literárias são realizadas desde 2021 e costumam acontecer na última sexta-feira do mês, às 19 horas, no Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), localizado na Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara. Neste ano, para participar do projeto, será necessário realizar a inscrição com no mínimo 15 dias de antecedência da data prevista aos eventos.
Como participar
O interessado poderá fazer a solicitação no e-mail bibliotecajaimecamaranila@gmail.com, por telefone (63) 3212-7309 ou presencialmente na FCP, localizada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Avenida Teotônio Segurado, s/n, Área Verde da Quadra 302 Sul, Plano Diretor Sul, CEP 77.021-002, em Palmas/TO.
Toni Ferreira e a quarta edição do seu livro “Meu semblante”
A Editora Veloso traz à lume mais uma obra do escritor e poeta Toni Ferreira, presidente da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins. Trata-se de Meu Semblante, com uma seleção especial de poemas e que chega na sua quarta edição para atender solicitação dos leitores.
Primeiros rabiscos poéticos
Ainda em tenra idade, em Paraíso do Tocantins, lá pelas bandas da Serra do Estrondo, Toni Ferreira já ousava rabiscar seus primeiros versos no chão batido de poeira vermelha, a caminho da Escola Deusa Moraes. O autor festeja a quarta edição dessa obra que teve boa receptividade por parte dos leitores e professores de escolas públicas que utilizam os seus textos como ferramenta pedagógica de incentivo à leitura e a produção textual.
Almanaque Santo Antônio – 2023
Calendários, contos, culinária, curiosidades, dicas diversas, ecologia, educação, história, mensagens, passatempo, saúde e muito mais. O Almanaque Santo Antônio- 2023 (Editora Vozes), coordenação pelo Frei Edrian Josué Pasini, é uma publicação multitemática, rica em sabedoria científica e popular. Sempre novo e atual, essa obra, que mais uma vez conta com a colaboração deste colunista literário da Coluna do CT, é indicada para a família, para o estudante e para o professor.
O adeus à escritora Nara do Nascimento e Silva
O poeta Gustavo Dourado, presidente da Academia Taguatinguense de Letras (ATL), no Distrito Federal, entrou em contato comigo para comunicar o falecimento da acadêmica, escritora e professora em Brasília, Nara do Nascimento e Silva, ocorrido na madrugada dessa terça-feira, dia 17, em Taguatinga, no DF, onde ela residia.
Pioneira do DF
Natural da Cidade de Goiás (GO), Nara do Nascimento e Silva, era professora de Língua e Literatura Portuguesa em Goiás e no Distrito Federal. Formada em Pedagogia pela UnB. Cursou Direito na Universidade Federal de Goiás. Pioneira da Literatura de Brasília, era, também, fundadora da Academia Taguatinguense de Letras. Ela era prima da escritora Cora Coralina.
Publicações
Integrou, ainda, a Academia dos Trovadores do DF e o Sindicato dos Escritores. Era membro da Casa do Poeta de São Paulo e de outras entidades culturais brasileiras. Publicou entre outros livros: Sineiros de Goiás (1989), Estrelas no pó (1990), Sublimação (2005), Flores da cerejeira (2006), Império do tempo (2010). Seu nome é verbete em vários dicionários de escritores. Foi titular da Cadeira 03 da Academia Taguatinguense de Letras, cujo patrono é Goiás do Couto.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.