O povoado Mumbuca, em Mateiros, recebeu de sexta-feira, 15, a domingo, 17, a tradicional Festa da Colheita, a maior do Jalapão. A edição deste ano contou com incentivo da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) e contou na programação com um desfile de moda assinado pelo estilista tocantinense Luiz Fernando Carvalho, com peças feitas à mão, utilizando o capim dourado como matéria-prima. A coleção foi batizada de “Ouro do Cerrado”.
MAIS DE 500 PESSOAS
A noite reuniu mais de 500 pessoas entre nativos, autoridades, artistas e turistas.Além dos trabalhos assinados pelo artista, a programação também reuniu desfiles infantis e da melhor idade, com matriarcas e artesãs da comunidade desfilando força e irreverência no tapete verde decorado com arranjos em capim dourado, um momento inclusivo de valorização do fazer tradicional e da cultura afrodescendente.
OURO DO CERRADO
A coleção “Ouro do Cerrado” é composta por cinco vestidos, em diferentes tamanhos e cortes, feitos com 27 metros de crepe prada dourado. O tecido escolhido para a criação de cada um ganhou o toque especial dos bordados, com cerca de 980 peças desenvolvidas a partir de 17 quilos de capim dourado. Além de cada vestido usado pelas modelos jalapoeiras, que emprestaram sua elegância na passarela, os looks ficaram completos com a composição de cinco calçados pensados e confeccionados sob medida.
ESTILISTA
As peças apresentadas na coleção, lançada como parte da programação da Festa da Colheita, foram costuradas e bordadas por Luiz Fernando Carvalho, profissional escolhido pela comunidade, natural de Guaraái. Anteriormente, o artista já havia contado com o incentivo e a parceria do governo, desenvolvendo uma peça exclusiva, também criada com a matéria-prima e utilizada por misses do Estado. O artista explica que pensou em modelos sofisticados, mas usuais, e que contou com o envolvimento de pelo menos 50 pessoas para que todo o projeto pudesse ser executado desde o início.
FESTA DA COLHEITA
A Festa da Colheita tem uma programação vasta, realizada ao longo de três dias, com desfiles de moda e peças artesanais, maratonas, torneio de futebol, cavalgada, apresentações musicais e teatrais. Em 2023, a festividade foi realizada entre os dias 15 e 17 de setembro, na comunidade Mumbuca, no município de Mateiros. O período antecede a liberação da coleta das hastes da herbácea, que inicia a partir do dia 20 de setembro e segue até o dia 30 de novembro, datas estabelecidas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão ambiental do Estado responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Unidade de Conservação (UC) onde a comunidade está localizada.