A Prefeitura de Araguaína dá início nesta segunda-feira, 5, à campanha do Maio Amarelo com uma programação ao longo de todo o mês para chamar atenção de condutores, pedestres e toda a sociedade para a responsabilidade, prudência e respeito pela vida no trânsito. A abertura oficial será no Espaço Cultural, a partir das 17 horas, com a presença de autoridades e representantes de órgãos de trânsito e segurança municipais, estaduais e federais.
FROTA ARAGUAINENSE
De acordo com dados de 2024 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Araguaína possui 135.250 veículos registrados na cidade. São 44.987 automóveis; 72.280 motos (motocicletas, motonetas e ciclomotores); 19.219 caminhonetes e SUVs; 15.296 caminhões (reboque, semi-reboque e com carroceria já embutida); 768 ônibus, entre outras categorias de veículos.
“Em pouco mais de dez anos, nossa frota de veículos dobrou, sem contar os carros de outras cidades que circulam aqui diariamente, mas as ruas e avenidas da cidade não cresceram na mesma proporção. Por isso, é tão importante a contribuição direta do condutor para a segurança e organização do nosso trânsito. A ASTT está reiteradamente fazendo investimentos e mudanças na cidade para manter o fluxo de veículos da melhor forma possível, mas precisamos do apoio da população sempre”, lembra o presidente da ASTT, Terciliano Gomes.
MORTES NO TRÂNSITO
Conforme divulgado pelo Programa Vidas no Trânsito (PVT), iniciativa que reúne órgãos de trânsito, segurança e saúde municipal, estadual e federal, em 2024 houve 38 óbitos decorrentes de colisões, capotamentos e atropelamentos no perímetro urbano da cidade, uma área que corresponde a uma circunferência de 74,88 quilômetros.
COMPONENTE HUMANO
Para 2025, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Suziane Olímpia, coordenadora de Educação para o Trânsito da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) de Araguaína, ressalta que, ano após ano, a campanha foca no componente humano de todo deslocamento.
“Cada vez mais nos esforçamos para fazer as pessoas entenderem que dentro dos veículos, nas motos, nas calçadas, nas faixas de pedestres, em todo lugar há uma pessoa e isso precisa ser levando em consideração a cada tomada de decisão no trânsito. Uma vida está em risco quando não somos responsáveis na direção”, pontua a coordenadora.
RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL
Outro foco da campanha deste ano é reforçar que a responsabilidade individual é uma prioridade coletiva e que a mobilidade humana só pode ser construída quando todos se sentem seguros e respeitados no trânsito.
PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES
Nos dias 13, 14 e 15 de maio, a ASTT ficará à frente da minicidade criada pelo Batalhão da Polícia Militar Rodoviária e de Divisas no Bloco 1 do Espaço Cultural. O equipamento será usado na educação para o trânsito de alunos das escolas municipais. Serão 50 alunos em cada período.
TREINAMENTO PARA MOTORISTAS
No dia 16, por meio da parceria com o Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), a ASTT oferecerá treinamento para motoristas de caminhão de empresas que fazem entregas na cidade, como supermercados, lojas de materiais de construção, entre outras. A ação será às 18 horas, na sede do SEST/SENAT, localizada na Av. Bernardo Sayão, 566, no Setor Oeste.
PARTICIPAÇÃO É LIVRE
Dia 24 é a vez do tradicional Pedal Amarelo, que está na rua 7ª edição. A saída será da Via Lago, às 17 horas, passando pela Marginal Neblina, Via Norte e finalizando no Parque Cimba. A participação é livre para todas as idades.
CAPACITAÇÃO
E no dia 28 de maio, a ASTT promoverá um seminário sobre direção segura e responsável para todos os motoristas das secretarias municipais e estaduais. A capacitação será às 14 horas, no anfiteatro do Espaço Cultural.
ACIDENTES COM VÍTIMAS
Em 2024, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Araguaína realizou 2.490 atendimentos para ocorrências de trânsito. Deste total, 2.172 foram para acidentes envolvendo motos. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2025, o Samu já atendeu 466 chamados para ocorrências de trânsito, sendo 408 envolvendo motos. Neste período, foram sete mortes registradas.