Concessionária de energia elétrica no Tocantins, a Energisa divulgou levantamento nesta segunda-feira, 24, que lista números de acidentes com postes. A empresa relata que apenas no primeiro quadrimestre de 2024 um total de 114 batidas foram registradas, o que se traduziu na paralisação dos serviços de luz para 101.925 consumidores.
RÁPIDO RESTABELECIMENTO
Conforme a própria concessionária, os consumidores impactados tiveram a energia rapidamente restabelecida devido à modernização da rede e às manobras remotas realizadas pelo Centro de Operações Integrado (COI), que conseguiu normalizar o fornecimento de do serviço em cerca de 3 minutos, em média.
NÚMERO ALTO, MAS EM QUEDA
Apesar de ainda alto, o número de abalroamentos teve uma redução de 28,7% em comparação com o mesmo período de 2023, que registrou 160 casos. Mesmo com a queda, a frequência mensal média de mais de 25 mil interrupções destaca a persistência do problema, conforme dados divulgados pela empresa.
TOTAL ATENÇÃO
De acordo com o Coordenador do Centro de Operações Integrado da Energisa, Tony Franco, é essencial que os motoristas dirijam com consciência e atenção no trânsito. “Dependendo do poste atingido, um cliente ou milhares podem ficar sem energia. Escolas, unidades de saúde, comércios – todos podem ser impactados. Por isso, recomendamos sempre total atenção no trânsito. Não dirigir sob efeito de álcool, não usar o celular enquanto dirige e manter-se sempre alerta são orientações fundamentais”, explica.
Confira os dados dos últimos anos:
2022
- Número de batidas: 649
- Clientes interrompidos: 214.399
2023
- Número de batidas: 380
- Clientes interrompidos: 176.074
1º Quadrimestre de 2024
- Número de batidas: 114
- Clientes interrompidos: 101.925