Com saldos positivos, a II Edição da Feira Gastronômica e Cultural de Porto Nacional foi realizada durante três dias no Centro Histórico da cidade com destaque nos diversos sabores regionais e atrativos culturais diversificados. O evento idealizado pela prefeitura de Porto Nacional em parceria com o Sebrae, precisou ser ampliado e reuniu este ano, aproximadamente 15 expositores e um público de mais de três mil pessoas. A programação visa proporcionar aos moradores e visitantes a degustação de comidas típicas, artesanatos e apresentações artísticas. Na estrutura, duas praças de alimentação, comercialização de doces, pães, bolos, shows em dois palcos, exposições de produtos, brinquedos infláveis e muito mais, fizeram a diferença e chamaram a atenção do público.
A programação também alcançou propositalmente a Rua do Cabaçaco que além de receber uma praça de alimentação, contou com um palco sarau para apresentações espontâneas. Já no palco principal montado na Praça Nossa Senhora das Mercês, cantores regionais como Saulo e Raquel, Banda D’Vinil, Everton dos Andes e a Banda Pega Leve, animaram e fizeram a diferença no evento. Ao final da edição, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, acompanhado da analista técnica do Sebrae, Milena Lima e da diretora municipal de turismo, Ângela Dantas, homenagearam os empreendedores do evento com um troféu de reconhecimento.
Na ocasião, o prefeito afirmou que a Feira Gastronômica será ampliada. “É motivo de muita alegria poder ver o apoio da população e a vontade dos nossos empreendedores de fazer acontecer esse evento tão importante para a nossa cultura e turismo local, esse ano, a feira foi ampliada e a nossa expectativa é de realizar no ano que vem várias edições com uma estrutura ainda maior”, pontuou Ronivon Maciel.
City Tour Histórico e Cultural
Com foco no projeto de desenvolvimento sustentável do turismo de Porto Nacional, o roteiro City Tour Histórico e Cultural, também foi inserido na programação do evento, com o objetivo de valorizar a vocação local, como o turismo religioso e o Centro Histórico. Um Guia turístico, acompanhou moradores e visitantes por todo o local histórico, fortalecendo o turismo religioso e promovendo o Centro Histórico.
Ouvidoria da Saúde
O projeto itinerante Ouvidoria da Saúde e do SUS, também esteve no local durante todos os dias, ouvindo reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos visitantes quanto aos serviços e atendimentos prestados pela Secretaria Municipal da Saúde e o Sistema Único de Saúde, a fim de garantir e ampliar o acesso da população na busca efetivas de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.
Recicla Porto
Idealizado pela Agência de Regulação, Serviços e Meio Ambiente (ARPN), para a sensibilização sobre a destinação correta do lixo, o projeto Recicla Porto, também esteve presente no feira gastronômica conscientizando a população por meio de instruções sobre a destinação correta e a distribuição de “gaiolas da reciclagem” espalhadas por todo o local, a fim de garantir educação ambiental no local. No stand Recicla Porto, a comunidade também teve a oportunidade de conhecer a história e a importância da Associação de Catadores de Porto Nacional. (Da assessoria de imprensa)