Profissionais de saúde de todos os níveis de gestão da Unimed Palmas participaram nos meses de setembro e outubro da I Capacitação em saúde mental do Hospital Unimed Palmas (HUP). O curso contemplou 300 profissionais em dez turmas. Foram capacitados desde os atendentes até quem trabalha deslocando as macas.
De acordo com o enfermeiro e mestre em saúde mental, Domingos de Oliveira, 50 a 52% dos pacientes atendidos no pronto-socorro têm algum problema de saúde mental, por isso a importância de capacitar a todos os profissionais que venham a ter contato com esse paciente. “A doença mental é subjetiva, ou seja, cada um tem uma maneira diferente de demonstrar, por isso o acolhimento em saúde mental deve ter uma postura ética, que implica na escuta do paciente, em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento”, ressaltou.
Para Domingos, a instituição sai a frente de outras do segmento, no que diz respeito ao atendimento a esses pacientes, pois, em toda sua trajetória profissional, essa é a primeira vez que ele participa de uma capacitação que envolve todos os profissionais da área da saúde no seus diversos níveis de atendimento. “O pensamento da Unimed em proporcionar essa capacitação permite que os profissionais se antecipem a possíveis problemas e saibam gerenciá-los quando surgirem”, afirmou.
A enfermeira Valquíria Silva, que atua no pronto-socorro da Unimed há dois anos, contou que é a primeira vez em sua caminhada profissional que participa de uma capacitação sobre saúde mental. “A Unimed acertou em cheio ao realizar essa capacitação, pois nós atendemos esses pacientes e por vezes não acolhíamos da forma como deveria ser feito. Agora nós temos uma outra visão, nós entendemos aquele paciente”, relatou.
O diretor técnico do Hospital da Unimed Palmas, Daniel Martins Hiramatsu, reforçou a relevância do curso. “Essa capacitação é de extrema importância para a qualidade do atendimento no Hospital Unimed Palmas. Essa preparação faz toda a diferença no tratamento do paciente. É por essa questão que o Hospital Unimed Palmas está sempre se preocupando com a educação continuada dos todos os seus colaboradores”, destacou.
Durante o curso foram abordados os assuntos: importância da comunicação paciente, família e equipe; a política de saúde mental no Brasil; acolhimento e abordagem em saúde mental; emergências, assistência e manejo de crise. Os profissionais ainda serão acompanhados por seis meses para que a prática desse atendimento seja avaliada e verificado o que conseguiram colocar em prática, realizando ainda novos aprendizados.