A Secretaria de Segurança Pública (SSP) anunciou nesta segunda-feira, 2, que mais dois pedidos de prisão foram deferidos pela Justiça no âmbito da Operação ONGs de Papel, da Polícia Civil, um deles para alguém já preso. Os pedidos foram concedidos para evitar que as investigações fossem prejudicadas pelos réus.
Dois mandados de prisão
Apesar da política da SSP divulgar apenas iniciais dos nomes dos réus, é possível identificar que um dos alvos dos mandados é Iuri Vieira Aguiar, que já estava preso. Ele é acusado de coordenar os atos de obstrução das investigações e destruição de provas, por meio de interpostas pessoas. O novo pedido foi efetuado Ministério Público Estadual (MPE) e acolhido pelo Juiz Kilber Correia Lopes, substituto da 1ª Vara Criminal de Araguaína
Embaraço de investigação
O segundo pedido de prisão partiu da Divisão de Repressão à Corrupção (Decor) da Dracco, a cargo dos delegados Bruno Sousa Azevedo e Gregory Almeida. As iniciais do réu são R. P. L. A prisão preventiva por embaraço de investigação foi decretada na quinta-feira, 29, e ele se apresentou na Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) Norte nesta sexta-feira,30, sendo encaminhado em seguida para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína.
Quadro societário deve ser mantido
Além dos mandados, a decisão judicial determinou que a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) se abstenha de efetuar qualquer alteração contratual no quadro societário das empresas investigadas para preservação das provas,
Entenda
Por meio da entidade de utilidade pública denominada Instituto Prosperar, o grupo criminoso firmava termos de colaboração com o Estado para realização de eventos, que ainda não foi identificado se de fato foram realizados. Mesmo assim, a investigação constatou contratações superfaturadas de artistas e execução superdimensionada dos mesmos. Em pouco mais de 3 anos, a suposta entidade de utilidade pública teria repassado à uma promotora fantasma R$ 2.703.350, dinheiro este que era transferido posteriormente aos operadores do esquema.