O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) um requerimento em regime de urgência solicitando ao Governo do Estado a aquisição imediata do anticorpo monoclonal Beyfortus (nirsevimabe), utilizado como forma preventiva contra a bronquiolite em recém-nascidos e crianças de até dois anos de idade.
AMPLIAR A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS TOCANTINENSES
A medida busca ampliar a proteção das crianças tocantinenses contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite viral aguda, doença que apresenta alto índice de internações e risco de morte em casos graves. Segundo dados do Infogripe/Fiocruz, as hospitalizações por bronquiolite retornaram aos patamares de pré-pandemia já em 2022 e continuam em crescimento em diversas regiões do país.
INOVAÇÃO NA PREVENÇÃO DA BRONQUIOLITE
O parlamentar destacou que, embora o Tocantins apresente atualmente índices relativamente baixos de bronquiolite, a alta transmissibilidade do VSR representa risco de surtos sazonais, que podem provocar sobrecarga hospitalar e agravar a taxa de mortalidade infantil. “A vacina representa uma inovação na prevenção da bronquiolite, pois permite a imunização com apenas uma dose, garantindo maior proteção às nossas crianças. Além de salvar vidas, é nosso dever fortalecer o sistema de saúde com medidas eficientes”.