A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) recebeu na sessão desta terça-feira, 1º, o requerimento do deputado estadual Marcus Marcelo (PL) que cobra a realização de audiência pública para discutir a revisão das tarifas cobradas pela BRK Ambiental, concessionária de distribuição de água e esgotamento sanitário de uma série de municípios tocantinenses. A iniciativa seria realizada por meio da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleto.
TRANSPARÊNCIA
Marcus Marcelo defendeu a proposta. “Está mais do que na hora de fazermos esse debate de forma clara e transparente, porque o povo não está aguentando pagar uma conta de água tão alta. Essa audiência pública é necessária para que seja feita uma revisão. Tanto a tarifa de esgoto que é hoje é cobrado 80% em cima do valor da conta, como também a de serviços, que tem sido alvo recorrente de reclamação da população”, explicou
RICO EM RECURSOS HÍDRICOS
O texto do deputado aponta que o Tocantins é um estado rico em recursos hídricos e que a taxação máxima que os tocantinenses pagam pelo consumo de água não reflete na realidade em que a população vive. Os dados mostram que são quase 329 mil pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) no Estado e mais da metade delas vive na linha da pobreza ou até abaixo dela. O parlamentar frisou que o pedido de revisão das tarifas é para que haja sustentabilidade econômico-financeira não só para a prestadora de serviço, mas também para os consumidores tocantinenses.