O novo Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda (CBHLC) tomou posse nesta terça-feira, 12, para o mandato que segue até 2026. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) vão representar o Estado na composição do colegiado junto aos demais eleitos. O processo eleitoral ocorreu na Assembleia Setorial do Colegiado realizada em Araguaína.
COMPOSIÇÃO
Além do presidente Mário Roberto Barros Rocha, reeleito para o cargo, também foram escolhidos os membros para a composição da Mesa Diretora do CBHLC, sendo indicados o vice-presidente Fernando Everton, a primeira Secretária Ayranan Leite Anunciação Suzuki e o segundo secretário Agrest Bonival Silveira. A lista dos novos membros do Comitê será publicada no Diário Oficial do Estado.
REVITALIZAÇÃO DAS NASCENTES
O presidente Mário Roberto Rocha afirmou que neste novo mandato existem vários desafios a serem enfrentados. “A implementação da outorga em todos os municípios que compõem a bacia, além do fortalecimento das revitalizações das nascentes através do CRAD [Centro de Recuperação de Áreas Degradadas, em Araguatins], com o apoio dos municípios”, pontuou, após a posse.
REGIÃO
A área das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda abrange 12 municípios; são eles, Araguaína, Aragominas, Araguanã, Ananás, Angico, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá.