A Gerência de Biodiversidade e Áreas Protegidas, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou trabalho de campo e reunião com a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo do município de Mateiros (Sedematur), com os objetivos de auxiliar e definir as áreas que são prioritárias para a conservação local, para planejar as próximas etapas da criação de Unidades de Conservação (UCs).
Além do apoio neste levantamento de áreas prioritárias para a conservação, também será renovado o Termo de Cessão de uso dos prédios da Semarh à prefeitura, que já possui essa parceria há mais de 10 anos, onde funcionam a Sedematur e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).
O titular da Sedematur, Maicon Dimbarre, se mostrou satisfeito com a parceria e os projetos a serem executados. “O município busca ampliar a proteção ao meio ambiente e apoiar o desenvolvimento do turismo em várias regiões. Com a presença de técnicos da Semarh, visitamos juntos áreas que possam virar uma UC municipal onde haja produção e desenvolvimento econômico”, disse.
Ainda segundo o secretário, “é importante que não aconteça uma criação de gabinete, que não respeita os limites territoriais, a prática das comunidades locais que já se instalam ali há muito tempo. Uma UC só é efetiva quando se tem proteção, desenvolvimento econômico e social, não tem como proteger o meio ambiente e esquecer as pessoas, ou vice e versa”.
A visita técnica da Semarh encerra a programação da Semana do Meio Ambiente de Mateiros e faz parte de um projeto macro que integra outras atividades de conservação e desenvolvimento do meio ambiente da cidade. Além disso, identificar e avaliar a criação e a implantação de unidades de conservação no Estado do Tocantins é uma das atribuições da Semarh.
“O município de Mateiros é rico em belezas naturais e o turismo é sua principal atividade econômica. Dessa forma, o objetivo desse levantamento é estabelecer estratégias para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento das comunidades por meio de iniciativas que visem alavancar o turismo em áreas ainda não exploradas, bem como fortalecer a agricultura familiar, por meio de iniciativas sustentáveis”, diz a gerente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Semarh, Cristiane Peres. (Da assessoria de imprensa)