Técnicos da gerência de Educação Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA) e do Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio) realizaram na tarde desta terça-feira, 11, visitas às propriedades rurais da rota São João, próxima ao aterro sanitário, para sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de prevenir e combater a prática de queimadas, no intuito de evitar a ocorrência de incêndios. Os trabalhos iniciaram no dia 4 de julho e até o momento as equipes já passaram por 39 propriedades.
COMBATE ÀS QUEIMADAS
O trabalho, que faz parte da campanha de combate às queimadas, é sempre realizado no período de estiagem, uma vez que o tempo se caracteriza pela presença de altas temperaturas e clima seco, favorecendo a ocorrência de focos de calor e perda de controle sobre eventos com fogo.
EVITAR LIMPAR ROÇA POR FOGO
A recomendação da FMA é que neste período os proprietários rurais evitem limpar roças com o uso do fogo, mesmo que seja com as técnicas de aceiros e queimadas controladas. A técnica em Educação Ambiental, Irisneide Farias Barbosa, também alertou sobre o uso do fogo para queimar lixo. “O correto é fazer o descarte adequado dos resíduos, conforme suas categorias, para poderem ser reciclados. Desta forma, além de evitar possíveis incêndios, ainda se contribui para proteger o meio ambiente, bem como para a geração de renda das famílias que tiram o sustento da reciclagem”, destacou.