O governador Mauro Carlesse (DEM) promoveu reunião nessa terça-feira, 8, com todo o secretariado para fazer balanço da administração estadual em 2020 e debater projeções para o próximo ano. As áreas mais destacadas no encontro foram a arrecadação e a área da saúde, que teve que enfrentar a pandemia de Covid-19.
Incremento da arrecadação em meio à pandemia de Covid-19
Secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando fez uma explanação das ações da pasta e lembrou o cenário completamente adverso com o advento da pandemia. “Em um primeiro momento, havia o temor de que a arrecadação iria comprometer o pagamento da folha de pagamento, mas conseguimos uma reação. O Estado reverteu a situação e a expectativa é de um incremento na ordem de 9% na arrecadação com relação ao ano passado e acreditamos que, com a implementação de alguns sistemas, esse número será superado em 2021”, sustentou o gestor, garantindo que o Estado continua abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Repasses com municípios quitados e investimento no combate à Covid-19
À frente da Secretaria da Saúde, Edgar Tollini considerou que os resultados do Estado da área são satisfatórios, apesar do advento da pandemia. Além dos investimentos para combater a doença, a quitação de obrigações com as prefeituras também foi comemorada. “Isso foi um compromisso do governador de pagar todos os repasses constitucionais a todas as cidades, foram R$ 25 milhões para os municípios”, relatou. Quanto às receitas destinadas à Covid-19, o secretário informou que já foi pago algo em torno de R$ 104 milhões, além de outros empenhos. O gestor também citou ações importantes para melhorar o atendimento ao cidadão, a exemplo das reformas de unidades de saúde e a construção da primeira etapa do Hospital Geral de Gurupi, bem como a manutenção os leitos implantados para Covid-19
Folha do funcionalismo fechado dentro do mesmo ano
O Chefe de Gabinete de Mauro Carlesse, Divino Allan Siqueira, ressaltou que 2020 foi um ano de resultados. “Chegamos ao final do ano com objetivos alcançados. Depois de 10 anos, o Estado está conseguindo administrar a folha de pagamentos do funcionalismo dentro do próprio ano e ainda conseguimos destravar obras importantes, a exemplo do Hospital Geral de Gurupi, a ponte de Porto Nacional, o Hospital Geral de Araguaína, além do resgate da credibilidade do Estado, graças ao equilíbrio fiscal”, resumiu o secretário.
Agradecimento
Na oportunidade, o governador agradeceu e parabenizou cada auxiliar e destacou que, mesmo diante de um cenário de dificuldades, o Estado conseguiu se sobressair. “Parabenizo os secretários e toda a equipe de auxiliares que, neste período, fizeram a diferença. Que no próximo ano, possamos seguir esse trabalho para promovermos o desenvolvimento do Tocantins e a qualidade de vida do nosso povo”, ressaltou Mauro Carlesse, lembrando as dificuldades para enquadrar o Estado da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o crescimento da arrecadação tributária, mesmo diante da pandemia.
Nova reunião
A reunião do governador Mauro Carlesse com seus auxiliares será retomada nesta quinta-feira, 10, às 10 horas, para apresentação dos relatórios dos demais secretários e presidentes de autarquias.