A Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) divulgou no Diário Oficial o resultado das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Tocantins (Saeto) de 2024. As provas de língua portuguesa foram aplicadas nas escolas municipais dos 139 municípios, com a participação de 17.673 estudantes do 2º ano do ensino fundamental. As prefeituras terão prazo de cinco dias úteis, a partir da data de publicação, para a interposição de recursos.
FORTALECER QUALIDADE DO ENSINO A LONGO PRAZO
Criado pela Lei 4.395 de 2024, o sistema visa constituir indicadores e diagnósticos que orientem a formulação de políticas públicas voltadas à qualidade da oferta educacional nas redes estadual e municipal de educação do Tocantins. “Ter o Saeto transformado em Lei reafirma a política estadual que busca fortalecer, em longo prazo, a qualidade do ensino ofertado nas redes municipais de ensino. Com base nos resultados, cada município poderá analisar o desempenho e implementar as mudanças necessárias para que todos os estudantes tenham sucesso na aprendizagem”, enfatizou o titular da Seduc, Fábio Vaz.
MUNICÍPIOS TEM MÉDIA DE 49,2% DE CRIANÇAS COM NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO ADEQUADO
O desempenho é avaliado pelo percentual de crianças no nível de alfabetização adequado. A média geral dos municípios ficou em 49,21%, pouco abaixo da metade. Das 139 redes avaliadas, o destaque fica para seis que ultrapassaram o índice de 70%, sendo elas: Crixás do Tocantins (82,61%); Abreulândia (78,95%); Palmeirópolis (77,78%); São Félix do Tocantins (71,43%); Novo Alegre (70,83%) e Alvorada (70,00%).
ÍNDICES PREOCUPANTES
Na outra ponta da lista, há municípios que não chegaram a 20% das crianças avaliadas com nível de alfabetização adequado. Compõem este grupo: Chapada de Areia (6,25%); Mateiros (8,00%); Lagoa do Tocantins (15,38%); Filadélfia (16,18%); Babaçulândia (18,07%); Ipueiras (18,75%) e Itaguatins (19,67%).
CENTROS URBANOS
As cinco maiores cidades do Estado tiveram desempenho entre as casas dos 40% e 50%, com apenas Paraíso do Tocantins destoando ao chegar a 62,22% das crianças avaliadas com nível de alfabetização adequado. Na sequência, aparecem Palmas (56,31%); Gurupi (52,89%); Araguaína (49,48%) e Porto Nacional (41,56%).