Os policiais militares que participaram da Operação Canguçu foram homenageados em sessão solene realizada nesta quinta-feira, 22, pela Câmara de Paraíso do Tocantins. Participaram da cerimônia, o prefeito Celso Morais (MDB), a presidente da Casa de Leis, Camilla Rhuana (MDB), os comandantes de Policiamento da Capital, coronel Francinaldo Machado Bó, e do 8° Batalhão, Major Acácio, e outros militares. “É motivo de muito orgulho. Eles são representantes da população de Paraíso e nós agradecemos e levamos esse agradecimento também à população de Paraíso”, destacou Francinaldo Bó.
EXEMPLO DE TRABALHO E DIGNIDADE
Celso Morais participou da sessão solene e parabenizou os policiais. “A operação ficou marcada aqui na nossa região como uma operação de sucesso, nós estamos aqui para parabenizar cada um desses policiais em nome do comandante geral do 8 BPM, Major Acácio e desejar muita sabedoria e paz a cada um desses policiais”, afirmou. “Para nós vereadores, é motivo de honra, homenagear esses homens e mulheres que construíram uma paz na história de Paraíso do Tocantins, pelo exemplo, trabalho e dignidade ao longo dessa mega operação policial no enfrentamento de bandidos, no restabelecimento do controle da segurança pública e com bravura saíram vencedores”, emendou Camilla Rhuana.
HONRA AO MÉRITO
Os policiais militares presentes receberam do prefeito e dos vereadores medalhas de honra ao mérito, como forma de parabenizar e reconhecer o bom trabalho, além da moção de aplausos, entregue pela presidente da Casa de Leis, Camilla Rhuana.
A OPERAÇÃO
No dia 9 de abril, cerca de 20 homens fortemente armados atacaram o Quartel da Polícia Militar, em Confresa (MT), deixando a população aterrorizada. O bando foi até a empresa de transporte de valores Brinks e explodiu o muro do local para roubar o dinheiro do cofre, mas não obteve sucesso. Em seguida, o grupo fugiu em direção ao Tocantins e entrou no Estado em seis carros, o que deu início a maior operação policial integrada realizada no Norte do País.
RESULTADO
Cerca de 350 policiais militares do Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Pará e Minas Gerais, juntamente com a Polícia Civil do Tocantins, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, empreenderam esforços para capturar os suspeitos da tentativa de assalto a uma empresa de transporte de valores na cidade de Confresa (MT). Durante as ações, 18 criminosos morreram em confrontos e outros cinco foram presos pelas forças policiais, dois deles na zona rural do Tocantins. Outros três que teriam ajudado na logística do crime foram capturados em Redenção (PA) e em Araguaína (TO) pela Polícia Civil de Mato Grosso.