O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), e o senador Irajá Silvestre (PSD) receberam a garantia do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em audiência no dia 29, de que serão liberados os recursos para instalação do sistema de videomonitoramento de ruas e de uma central integrada das forças da segurança, com Guarda, Polícias Civil (PC), Militar (PM), Federal (PF), Rodoviária (PRF) e Corpo de Bombeiros (CBMTO). O projeto é de R$ 26,3 milhões será possível devido às indicações da cota pessoal do congressista das emendas impositivas de bancada de 2022.
POPULAÇÃO MAIS SEGURA
Wagner Rodrigues agradeceu o apoio. “Esperamos que em breve estejamos em Araguaína colocando esse projeto em prática para deixar a população mais segura, mais tranquila e que o desenvolvimento da cidade, esse crescimento voltado para tecnologia, vai estar ainda mais de ponta em nível de qualquer município do País”, salientou. “São mais de R$ 26 milhões que nós estamos garantindo para Araguaína para a implantação de um grande sistema de videomonitoramento na cidade. É o conceito da Smart City (cidade inteligente) que nós estamos implantando e Araguaína será a primeira cidade do Tocantins a apresentar esse conceito”, complementou Irajá.
LUMINÁRIAS INTELIGENTES JÁ INSTALADAS
A prefeitura já instalou as primeiras 15 luminárias inteligentes que fazem parte do projeto piloto da implantação da tecnologia 5G na cidade, em 2022, que contam com câmera de monitoramento. Além disso, os equipamentos incluem luminária em LED e antena para disponibilização de sinal de internet wi-fi. Elas foram instaladas na Rua Ademar Vicente Ferreira, entre as ruas Sete de Setembro e Gaúcha, e na Rua Vinte e Cinco de Dezembro, entre as ruas das Mangueiras e dos Maçons, no centro da cidade.
ARAGUAÍNA É UM POLO REGIONAL
Na reunião, o ministro afirmou que iniciativas como essa são prioridades da sua pasta e precisam ser apoiadas. Além disso, Flávio Dino reconheceu a importância de Araguaína para o Tocantins e para os estados vizinhos Pará e Maranhão, do qual ele foi governador. “É um polo da região, com muita influência, além de ser a segunda maior cidade do Estado”, destacou o gestor, ao determinar para seus auxiliares diretos que procedam com as providências para o pagamento ser feito o mais rápido possível.