O ministro da Educação, Milton Ribeiro, acompanhará em Palmas, neste domingo, 31, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital. Ribeiro fiscalizará às 11 horas a aplicação de prova no campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), ao lado da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Abstenção maior que a nacional
No segundo dia de provas do Enem, no dia 24, o Tocantins teve uma taxa de abstenção de 58,7%, maior que a média nacional, de 55,3%, já considerada muito elevada. Esse percentual corresponde a 34.202 estudantes tocantinenses inscritos que não foram fazer as provas.
1ª edição digital
Será a primeira edição do Enem digital. O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas já poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior. Ao todo, estão inscritos 93 mil estudantes em 104 cidades. Embora seja feito pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta.
Às escondidas
Não é o primeiro ministro da Educação que vem a Palmas acompanhar o Enem. No dia 3 de novembro de 2019, a Capital recebeu o folclórico Abraham Weintraub, mas nem o Palácio Araguaia nem a Prefeitura de Palmas sabiam que ele viria. (Com informações da Agência Brasil)