A Missa de Sétimo Dia do falecimento do ex-governador José Wilson Siqueira Campos ocorreu na noite desta segunda-feira, 10, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Palmas. A homilia foi comandada pelo padre Eduardo Zanom. “O objetivo da missa não é fazer uma homenagem, mas ser capaz de reconhecer o que Deus fez através deste líder. Deus sozinho não faz nada, ele não quer. Porque ele é o Deus da comunhão, da humildade”, destacou. O ex-governador do Tocantins faleceu aos 94 anos no dia 4 deste mês.
SENTIMENTO DEVE SER GRATIDÃO
Eduardo Zanom afirmou que um homem público, tão inspirado por Deus, se foi, mas que outros precisam surgir, e desejou paz aos familiares e aos amigos. “Sinto muita paz nesta missa e a morte para o cristão não é o fim, é apenas a passagem.
CORRIA ATRÁS DO TEMPO
Na ocasião, Eduardo Siqueira Campos exaltou o pai. “Ele corria atrás do tempo, de cada segundo, buscando fazer mais e melhor e assim conseguiu atender milhares de anônimos através dos programas, como Pioneiros Mirins e Força Jovem”, narrou. O ex-senador ainda agradeceu à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), pela organização da Missa de Sétimo Dia, destacando o uso dos girassóis na decoração, flor querida pelo ex-governador. O filho de Siqueira agradeceu todos presentes, aos pioneiros que ajudaram o então governador na implantação do Tocantins e construção de Palmas. Também saudou o trabalho da imprensa e saudou os jornalistas em nome de Tião Pinheiro, presente na missa.
LEGADO FICARÁ PARA FUTURAS GERAÇÕES
Ex-vice-governador Raimundo Boi também se manifestou. “Siqueira Campos passou, mas seu legado ficará para as futuras gerações. Fico muito triste quando vejo pessoas negando a atuação do Siqueira Campos na história do Tocantins, onde é renegado todo o passado do ex-governador. Não queremos um governador mártir, queremos simplesmente referenciar todo o conjunto da obra da Siqueira Campos. Conheci ele por volta de 1965, ainda em Colinas”, contou.
VISIONÁRIO
O vice-governador Laurez Moreira lembrou que, indo além das obras, Siqueira Campos sempre teve uma preocupação com as crianças, criando o programa Pioneiros Mirins e sempre preocupado com a qualidade da educação. “Saber que Palmas tem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) melhor que o de Goiânia orgulhou muito Siqueira, de ver tantas universidades no Tocantins e as melhorias na saúde. Nem se falava da pauta de meio ambiente, e ele já criava as áreas de proteção ambiental, um visionário”, acrescentou.
DE SIQUEIRA CAMPOS DERIVAM TODOS OS POLÍTICOS DO TOCANTINS
Cinthia Ribeiro contou dos 23 anos de convivência que teve com Siqueira Campos e sua esposa, Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos. “Muitas das homenagens que queremos fazer podem ser pequenas. A maior de todas será o cuidado com a senhora – Marilúcia – e com o legado de Siqueira Campos. Tenho muito orgulho e me sinto privilegiada de estar prefeita, pois dessa grande árvore genealógica Siqueira Campos derivam todos os políticos do Tocantins, em especial, os de Palmas. Temos essa missão de contar para as futuras gerações quem foi Siqueira”, afirmou.
HOMENAGENS
Além de depoimentos, artistas fizeram uma homenagem com músicas queridas por Siqueira e em referência a sua vida, como Genésio Tocantins, que cantou o Hino ao Tocantins. Poesias foram declamadas, emocionando os presentes. E também teve a apresentação de vídeos históricos das campanhas eleitorais que disputou. Também teve um momento onde balões foram lançados, um último adeus ao grande líder político do Tocantins.
Projeção na fachada da Catedral durante a missa em memória de Siqueira: