Faleceu no início da tarde deste domingo, 6, aos 62 anos, a militante dos direitos das Pessoas com Deficiência (PCD) no Tocantins, Isaura Maria Rodrigues. O velório ocorre em Goiânia, nesta segunda-feira, 7, e o sepultamento será na mesma cidade.
Isaura era servidora da Secretaria de Defesa e Proteção Social, conselheira no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede – TO) e coordenadora do Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e diretora executiva da Associação Beneficente Evangélica da Assembleia de Deus no Estado do Tocantins (Abeadetins).
Inspiração
Em nota de pesar, o vereador Filipe Martins (PSC) falou sobre o trabalho de Isaura e lamentou a sua morte. “É uma perda muito grande. A morte de Isaura deixa uma lacuna, pois ela era inspiração. Sempre esteve em luta junto com as pessoas com deficiência do Tocantins. Uma parte dos avanços nos direitos das Pessoas com Deficiência e de inclusão no Tocantins, se deve a ela”, disse o parlamentar.
Já o pastor Amarildo Martins da Silva, que por mais de 20 anos “teve a alegria” de conviver com Isaura Rodrigues, contou que ela “se diferenciava dos demais, pois tinha um sentimento de misericórdia muito grande”.
“Ela pensava na criança, no adolescente, no idoso, no menor abandonado, no apenado, em todos os que estavam à margem da sociedade. Só tenho a dizer que o povo de Palmas e do Tocantins perdeu, mas o céu ganhou. Uma pessoa que realmente deixou um legado muito maravilhoso. Todo seu pensamento foi no próximo. Que Deus abençoe a sua família e cada um dos seus amigos que viveram e conviveram com ela”, afirmou.
Repercussão nas redes sociais
A coordenadora da Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas do Tocantins (CIBE – TO), Débora Guedes destacou, pelo Facebook, o legado de Isaura Rodrigues. “Hoje o mundo perde uma grande mulher! Mas tenho certeza que os céus a recebe com grande festa. Amiga como mãe…jamais te esqueceremos! luto, luto, luto”, escreveu.
Paulene Porta, que também trabalha na área de Assistência Social, fez uma homenagem na rede social. “Isaura que Deus te receba com carinho… Amigos ela foi embora!”.
“Minha querida irmã, sempre me lembrarei de você com a imagem de uma mulher que se esqueceu de si em benefício do próximo. Descanse em paz. Você lutou pela vida, mas Deus tem os seus planos. Te amo eternamente”, disse a professora Maria Rosilene, também pelo Facebook. (Com informações da Ascom do vereador Filipe Martins)
Confira a nota de Pesar:
______________________
Venho por meio desta, manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento da minha amiga Isaura Maria Rodrigues. Externo também minha solidariedade aos amigos, familiares e companheiros de luta neste momento difícil.
A irmã Isaura, como eu a chamava, se tornou referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. A notícia de seu falecimento encheu meu coração de tristeza.
Lembro-me bem, pois desde os meus 10 anos de anos de idade acompanhei sua luta trabalhando sempre em prol do próximo, e aprendi muito com ela. Além disso, ela trabalhou muitos anos com meu pai, pastor Amarildo Martins da Silva, sempre muito prestativa e dedicada.
Isaura Maria Rodrigues era Assistente Social, militante na área da pessoa com deficiência no Estado, servidora da Secretaria de Defesa e Proteção Social, conselheira no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede – TO), coordenadora do Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e diretora executiva da Associação Beneficente Evangélica da Assembleia de Deus no Estado do Tocantins – ABEADETINS.
Ao longo da vida, Isaura Rodrigues recebeu diversas homenagens, entre elas, o certificado de Moção de Aplauso e medalha, do Coede, em solenidade realizada na sede do Reviver, pelos trabalhos em benefício a Pessoas Com Deficiência (PCD). Também foi homenageada durante a Sessão Solene em alusão à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e às pessoas com deficiência, na Assembleia Legislativa do Tocantins.
Isaura lutou na linha de frente pelos direitos e políticas para a pessoa com deficiência. Sempre esteve dialogando com o poder público em busca de políticas e recursos que beneficiavam pessoas com deficiência.
Lamento profundamente a perda desse ser humano brilhante. Companheira, resistente e perseverante. Sem dúvida, sua ausência será sentida em todos os espaços que ocupou em vida.
Que os corações dos que a amavam se confortem com a certeza de que ela fez a vida valer à pena e contribuiu para transformar o mundo em um lugar mais justo e igualitário.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Mateus 5:4
Vereador Filipe Martins