Uma grande perda para a política e a cultura tocantinense. Morreu na noite desta quarta-feira, 4, o ex-prefeito de Palmas e de Colinas o médico Manoel Odir Rocha. Ele estava se tratando de um câncer no fígado e se encontrava internado num hospital de Palmas desde sexta-feira, 29. O velório ocorre na Assembleia, desde as 5h30. Haverá uma celebração religiosa às 15 horas e o sepultamento está previsto para as 17 horas, no Cemitério Jardim das Acácias.
Dr. Odir tinha 81 anos e era mineiro de Araguari. Em 1971 montou um pequeno hospital hospital em Colinas, da qual foi prefeito. Após seu mandato, veio para Palmas e foi secretário de Ação Social e Habitação no governo do primeiro prefeito eleito, Eduardo Siqueira Campos. Ainda foi secretário estadual da Administração e secretário extraordinário para Assuntos Metrolitanos, nos governos Siqueira Campos.
Em 1996 foi eleito prefeito de Palmas, depois nomeado presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado, secretário municipal da Cultura e ainda da Saúde.
Era poeta, contista pesquisador em história, membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
Em 2002 publicou o livro de poemas “Do amor à terra”, em 2006 o de contos “Auscultando a vida”; em 2007 outro de poemas, “Terracanto”; seguido em 2008 por mais poesia, com “Caminhada”. Em 2011 veio outra obra de contos, “Ipobajá”; e, em 2012, o de contos e crônicas “Empina-se pipa na terceira idade?”
Em 2010 foi o escritor regional homenageado no 6º Salão do Livro do Tocantins.
Dr. Odir era casado com dona Dirce Noda Rocha, com quem teve três filhas.
Notas de pesar
Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha, ocorrido nesta quarta-feira, 4 de maio.
Tive o privilégio de ter sido vereador durante o mandato de Odir Rocha como prefeito de Palmas, tendo acompanhado seu trabalho à frente do Executivo da Capital. Odir Rocha construiu uma história de homem público íntegro e sempre voltado para o bem do povo e crescimento de Palmas e do Estado do Tocantins. Médico dedicado ao bem estar de seus pacientes, Odir Rocha foi ainda deputado federal pelo Tocantins e prefeito de Colina do Tocantins. Além disso, exerceu diversos cargos no governo do Estado. Assim como na vida pública e na medicina, Odir Rocha se revelou exímio escritor, deixando poesias e contos eternizados em vários livros publicados.
À sua esposa Dirce Rocha, suas filhas, netos, demais familiares e amigos que, assim como eu, sentem a partida de Odir Rocha, desejo e clamo ao nosso eterno e bom Deus que envie o consolo de seu Santo Espírito para acalentar os corações enlutados nesse momento. A todos os meus sinceros sentimentos.
Wanderlei Barbosa
Governador do Estado do Tocantins
Um poeta, político, médico, esposo, pai, filho, amigo, irmão, avô. Quantas funções, quantas tarefas! Dr. Odir Rocha, o senhor deixará saudade. Um mineiro, que com o seu jeitinho manso, soube conquistar os tocantinenses, curou muitos, assistiu tantos outros, ouviu e contou muitas histórias.
Em outubro de 1996, foi eleito prefeito de Palmas. Anteriormente, foi chefe do executivo em Colinas-TO. À frente da gestão municipal, muito contribuiu com a Capital do seu tão querido Tocantins.
Diante da dor de perdermos um poeta, um homem íntegro, correto e admirável, nos faltam palavras para expressar nosso respeito e gratidão. Obrigada, Dr. Odir Rocha! Até hoje, Palmas não havia perdido nenhum de seus governantes.
Que Deus conforte o coração de sua família, em especial, o da dona Dirce Noda e suas filhas, netos e incontáveis amigos. Que Deus lhe acolha e console a todos nós que aqui continuamos.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento do médico, político e escritor Odir Rocha, aos 81 anos, nesta quarta-feira, 4. Ele lutava contra um câncer e morreu em um hospital de Palmas.
Natural de Araguari, no Estado de Minas Gerais, mudou para o então norte goiano em 1971, quando montou pequeno hospital em Colinas. Era formado em medicina pela faculdade de ciências médicas da PUC do Paraná e foi vice-presidente da Associação Médica da Regional Araguaína.
Na política, foi prefeito de Colinas e de Palmas, deputado federal e exerceu cargos de secretário estadual e municipal. Já na literatura, escreveu contos e poemas e foi membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
O velório será realizado na Alesto (Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins). Odir deixa a esposa Dirce Noda Rocha, três filhas e netos.
Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor.
Wagner Rodrigues Barros
Prefeito de Araguaína
A passagem de Dr Manoel Odir Rocha por este plano deixa um histórico de grande contribuição na formação da sociedade tocantinense. Médico que trouxe ao mundo milhares de crianças. Ícone no incentivo à cultura. E no campo da política, um gestor que marcou a cidade de Colinas e a nossa Capital, Palmas.
Dr Odir Rocha será sempre lembrado e reverenciado pelos bons exemplos que nos deixou.
Rendo a ele, Dr Odir, todas as homenagens merecidas e deixo o nosso melhor muito obrigado pelo tanto que dedicou da sua vida, em prol de toda a sociedade.
Rogo a Deus que derrame suas bençãos e conforte o coração de Dona Dirce, dos filhos, netos, amigos e seus admiradores.
Eduardo Siqueira Campos e família
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento de Odir Rocha, ocorrido na quarta-feira, 4.
Em seus 81 anos de vida, Odir Rocha construiu um legado, enquanto médico, poeta, secretário de diversas pastas e prefeito das cidades de Palmas e Colinas do Tocantins. Entusiasta de todas as funções que exerceu, também constituiu um lastro de amigos e admiradores ao longo de sua trajetória.
Aos familiares de Odir Rocha e a todos aqueles que sentem a sua perda, externamos nossa solidariedade.
É com profundo sentimento de tristeza que recebemos a notícia do falecimento do amigo Dr. Odir Rocha, ocorrido na noite desta quarta-feira, dia 4, em Palmas Tocantins.
Uma perda lamentável para o Tocantins. O Dr. Odir era um homem admirável, um ser humano bom, generoso, correto, justo e verdadeiro. Um grande líder.
Seu legado de trabalho e dedicação ao Tocantins, em especial as cidades de Colinas e Palmas, por onde passou administrando-as como prefeito, será sempre referência para todos nós.
Em nome do MDB, deixo aqui minha solidariedade e o abraço fraterno à família, amigos e admiradores. Que Deus o receba na sua infinita bondade.
Descanse em paz meu amigo.
Marcelo Miranda
Presidente Estadual do MDB do Tocantins
Com muita tristeza em meu coração, soube da passagem nesta quarta-feira, 4 de maio, do Dr. Odir Rocha, este homem honrado em todos os aspectos de sua existência, seja na condição de esposo, pai, avô, irmão, amigo, político, intelectual. Sem sombra de dúvidas, o falecimento do Dr. Odir é uma perda grande para o Tocantins, lugar em que ele fez história em todas as áreas de atuou.
Com cuidado e zelo foi médico por muitos anos onde com paixão atendia seus pacientes; em cargos eletivos, respondeu pelas prefeituras de Colinas e Palmas; passou ainda por diversas Pastas do primeiro escalão da Capital, bem como de Secretarias do Estado. Não obstante, emprestou sua sensibilidade ao descrever com mestria, a cultura e o modo de viver dos tocantinenses em seus livros recheados de causos da nossa gente.
Em vida, merecidamente, Dr. Odir Rocha foi homenageado em uma das edições do Salão dos Livros, e, ainda, teve uma de suas publicações sugerida ao vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O escritor era membro da Academia Palmense de Letras e da Academia Tocantinense de Letras.
Odir Rocha, esse ser humano incrível, de voz calma, olhar sereno e que gostava muito de prosear foi um baluarte, e o seu legado será sempre lembrado pelas escritas e páginas rabiscadas por ele mesmo, mas não só isso: pelo reconhecimento do povo tocantinense à história que ele construiu no Estado.
Com pesar, registro minha solidariedade, à esposa, Dirce Noda Rocha, a quem cumprimento os demais familiares, amigos e membros da Academia. Siga em paz.
Minhas condolências,
Dulce Miranda – Deputada Federal
Foi com extremo pesar, que recebi a notícia de falecimento do pioneiro e amigo médico, Manoel Odir Rocha, ocorrido hoje (04/05), em um hospital da capital Tocantinense, em virtude de complicações relativas a um câncer.
Dr. Odir foi um desbravador desta região, vindo para o então norte goiano na década de 70, logo que se formou em Medicina.
Fincou raízes em Colinas! Por lá praticou a medicina aos mais necessitados, atendendo nas zonas rurais e na cidade.
Idealista, empreendedor, jeitoso, foi proprietário de um hospital em Colinas, atendendo toda macro região carente de assistência de saúde.
Na política foi o primeiro cidadão no Tocantins a exercer mandatos de Prefeitos em duas cidades: Colinas (1989-1993) e na capital Palmas (1997-2000). Teve participação na implantação de Palmas, na condição de secretário de ação social e habitação (1994-1995). Chegou a assumir por alguns meses o mandato de Deputado Federal (1995). Foi ainda, Secretário de Estado da Administração (1995), Secretario Extraordinário para Assuntos Metropolitanos (1995-1996), pasta que lhe deu condições de percorrer por todas as partes, visitar obras executadas em Palmas, atender diversas pessoas, possibilitando a candidatura vitoriosa de prefeito de Palmas.
Como Prefeito de Palmas deixou legado em todas as áreas, no entanto, na saúde o seu pioneirismo é sem sombra de dúvida lembrado por todos nós, pois foi o responsável pela implantação dos primeiros PSF’s. Implantou ainda o CCZ, o serviço de laboratório do município, farmácia municipal, a ouvidoria do SUS, dentre tantas outras marcas.
Dedicou-se nos últimos anos da sua vida a literatura.
Deixa esposa, três filhas, netas.
Em nome do Conselho Federal de Medicina, rendo todas as homenagens ao estimado amigo! Descanse em paz, Dr. Odir!
Saudosamente,
Estevam Rivello Alves
Conselheiro Federal de Medicina
Uma lamentável perda para nós, a partida do nosso amigo escritor, poeta e ex-prefeito de Palmas, Dr. Odir Rocha. Uma figura pública sempre muito querida por todos, que deixa um legado importante para aqueles que os conheciam, pois honrou o cargo que ocupou, sendo exemplo de coerência, trabalho e dedicação ao povo e a capital Palmas que ele tanto amava.
Meus sentimentos aos familiares, amigos, admiradores e toda a população palmense pela perda deste grande líder que deixa sua marca e muitas histórias vivas em nossas memórias.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual
Nosso amigo Odir Rocha parte deixando o legado de homem público que sempre defendeu seus ideais. Tive o privilégio de sucedê-lo na Prefeitura de Palmas e testemunhar o seu compromisso com a nossa cidade e com a nossa gente. Homem sensível e dedicado a família e aos amigos deixará saudades. Que Deus conforte e fortaleça a Dirce, as meninas e toda família!!
Nilmar Ruiz
Ex-prefeita de Palmas
É com tristeza que recebo a notícia sobre o falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha. Um dos primeiros a comandar a nossa capital, ele é parte importante da nossa história e participou diretamente para o desenvolvimento da cidade também como secretário.
Ele sempre teve o carinho e respeito com a nossa família, principalmente com o meu pai, Zé Gomes, com quem participou na instalação da Academia Tocantinense de Letras e ocupou o seu lugar após falecimento.
Neste momento de dor, desejo que Deus possa confortar os amigos e familiares do ex-prefeito. Também expresso o nosso sentimento de gratidão. Vá em paz!
André Gomes
Vice-prefeito de Palmas
Com tristeza, tomei conhecimento do falecimento do médico, escritor e prefeito de Colinas e Palmas no anos 1990 Odir Rocha, 81 anos, no início da noite desta quarta-feira, 4 de maio. Homem de muita sabedoria e um olhar mais do que especial para cuidar das pessoas, Odir Rocha foi um grande soldado na luta pelo Tocantins.
Criou com maestria as suas três filhas e depois os netos. Do seu legado, ficam centenas de escritos, como contos e poesias, além de livros. Foi deputado federal e era membro da APL (Academia Palmense de Letras), representando nosso querido Tocantins e também secretário de Estado.
De minha parte, fica o reconhecimento para uma pessoa de excelente trato e que sempre acreditou em um Tocantins melhor.
A todos os familiares e amigos, deixo meus mais sinceros votos de força e conforto.
Ronaldo Dimas
Ex-prefeito de Araguaína e pré-candidato a governador do PL
É com profunda tristeza e pesar que recebo a notícia do falecimento do amigo Odir Rocha, 81 anos, que ocorreu hoje, 04, em Palmas, Tocantins.
Casado com Dona Dirce Rocha e pai de três filhas, Odir foi deputado federal, prefeito de Colinas e de nossa capital, Palmas. Um médico renomado e atuante, sem deixar de lado as causas sociais nem a política.
Pai exemplar de três filhas, Odir Rocha deixa muitas saudades e um legado de amor, força, trabalho e determinação.
Aos familiares e amigos, transmito meu fraterno abraço, presto minhas sinceras condolências e rogo a Deus que os conforte nesse momento de dor e tristeza.
Katia Abreu
Senadora da República
Presidente do PP – TO
Recebemos com pesar a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha, 81 anos, ocorrido nesta quarta, 4.
Homem público, médico, poeta, escritor, marido, pai, Odir fez história e amigos por onde passou, desde o início de sua vida pública, ainda em Colinas.
Deixa sua história de trabalho em Palmas por sua atuação na década de 90, quando a capital dava importantes passos de ganho de musculatura e desenvolvimento.
Direcionamos os nossos sentimentos a toda família e amigos, especialmente aos membros da Academia Palmense de Letras, da qual Odir fazia parte com muito orgulho.
Gabinete do Deputado Vilmar
É com profundo pesar que a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) recebe a notícia do falecimento do médico, político e poeta, Manuel Odir Rocha, ocorrido na quarta-feira, 04.
Profissional valoroso, dedicou sua vida à construção de uma saúde pública de qualidade, exercendo sua profissão de forma honrosa e exemplar, ainda no antigo norte goiano.
Odir Rocha trabalhou ativamente na criação e consolidação do Estado do Tocantins, onde deixa sua marca de político atuante como prefeito de Colinas e de Palmas e deputado federal, ajudando a concretizar os sonhos da população tocantinense.
Escritor deixa um legado inspirador para as próximas gerações, com suas prosas e versos que demonstram a grandeza do amor que devotada à terra em que vivia.
Aos familiares e amigos, a SES-TO expressa os seus mais sinceros sentimentos, neste momento de dor irreparável e roga a Deus que acalente cada coração enlutado.
Palmas/TO, 04 de Maio de 2022.Secretaria de Estado da Saúde
Com pesar, recebi a notícia do falecimento de Manoel Odir Rocha, 81. Médico, político, escritor, Odir Rocha, como era popularmente conhecido, foi um dos pioneiros da história do Tocantins. Chegou no estado ainda na época das lutas pela emancipação do Goiás. Fez da medicina sua profissão. Era político por vocação. Entre os cargos públicos que desempenhou, foi prefeito de Palmas e de Colinas do Tocantins, e deputado federal. Autor hábil, escrevia em prosa e verso. Em 2010, foi um dos homenageados do 6º Salão do Livro.
A perda de Odir Rocha, para um câncer no fígado, deixa uma grande lacuna na história da literatura. Odir já teve seus textos citados em vestibulares e faz parte da memória afetiva tocantinense. Seu legado será sempre lembrado. Suas palavras, registradas em seus livros, nos acalentarão e continuarão nos revelando as belezas de um estado que ele escolheu como seu.
Nesse momento de tristeza, rogo a Deus pedindo que Ele acalente todos aqueles que sofrem com essa grande perda, de modo especial sua esposa dona Dirce Noda Rocha, filhas e netos.
Fábio Vaz
Secretário de Educação
Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e Colinas Odir Rocha.
Ele estava se tratando de um câncer no fígado e se encontrava internado num hospital de Palmas desde sexta-feira, 29.
Médico por formação, doutor Odir deixa um enorme legado político. Seja como prefeito, secretário municipal e estadual.
Também deixa um grande legado cultural, pois era poeta, escritor, membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
Minhas condolências à sua esposa, dona Dirce, suas filhas, e todos os seus famíliares e amigos. Que o nosso Deus derrame bênçãos e os acolha nesse momento tão dolorido.
Deputado Federal Osires Damaso
O Tocantins perde uma grande referência com o falecimento do Dr. Odir Rocha. Um ser humano ímpar, de bom coração, que muito contribuiu para a criação do nosso Estado. Pioneiro no Tocantins, naquele mesmo ano, em 1988, foi eleito prefeito de Colinas, época em que meu pai, Vicentinho Alves, elegeu-se para prefeito de Porto Nacional. Diante das pautas municipalistas, nossas famílias firmaram a partir dali uma amizade pautada em admiração e respeito. Enquanto prefeito da Capital, Dr. Odir destacou-se pela eficiência na qual administrou Palmas, assim como o trabalho que desempenhou na Câmara dos Deputados. Neste momento de tristeza, solidarizamo-nos com Dona Dirce, sua esposa, suas filhas, netos, familiares e amigos. Rogamos a Deus que conforte os corações enlutados e dê ao seu filho o merecido descanso.
Descanse em paz!
Deputado Federal Vicentinho Júnior e Família
Recebi com tristeza a informação sobre o falecimento do Dr. Odir Rocha, nesta quarta, 04. Um homem que fez história na nossa Capital e contribuiu com o desenvolvimento da nossa cidade. Aos familiares e amigos enlutados, meus sinceros sentimentos. Deus conforte a todos nós.
Vereador Rogério Freitas
Perdemos nesta quarta, 04, uma figura muito importante para a história da nossa Capital. Desejo a todos os familiares e amigos do Dr. Odir Rocha, que recebam a fortaleza divina para superarem esse momento de tristeza vindo com o seu falecimento. Que sua alma esteja no paraíso celeste com nosso Deus.
Nota de pesar
Vereadora Laudecy Coimbra
Quero me solidarizar com familiares e amigos do Dr. Odir Rocha, pelo seu falecimento nesta quarta, 04. Um grande protagonista da política palmense, Dr Odir deixa seu legado de amor por nossa capital. Que Deus conforte nossos corações.
Milton Neris
Ex-vereador de Palmas
É com grande pesar que recebi nesta quarta-feira, 04, a notícia da morte do político, médico e escritor, Odir Rocha.
Grande homem, excelente profissional da medicina e político que fez história no Tocantins, Manuel Odir Rocha nasceu em Araguari (MG) em 1941. Médico formado pela Pontifica Universidade Católica, do Paraná, ele também era escritor e poeta, membro da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Palmense de Letras, foi homenageado no Salão do Livro.
Sua vida política começou em 1989, quando foi eleito prefeito de Colinas do Tocantins. Em outubro de 1994 foi eleito primeiro suplente de deputado federal. Dois anos depois, 1996, tornou-se prefeito de Palmas.
Meus sinceros cumprimentos a esposa, e suas três filhas, a todos os familiares, amigos e pessoas que desfrutavam de sua companhia.
Nilton Franco
Deputado Estadual
É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e escritor Odir Rocha nesta quarta-feira, 4 de maio, aos 81 anos, em Palmas. Odir deixa um legado de muita inspiração na política palmense, como escritor tocantinense respeitado e pioneiro no Estado. À sua esposa, Dirce Noda Rocha, suas três filhas, demais familiares e amigos me solidarizo neste momento tão delicado e de dor. Que Deus dê forças para superar esta perda.
Deputada Professora Dorinha
Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e Colinas Odir Rocha.
Ele estava se tratando de um câncer no fígado e se encontrava internado num hospital de Palmas desde sexta-feira, 29.
Médico por formação, doutor Odir deixa um enorme legado político. Seja como prefeito, secretário municipal e estadual.
Também deixa um grande legado cultural, pois era poeta, escritor, membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
Minhas condolências à sua esposa, dona Dirce, suas filhas, e todos os seus famíliares e amigos. Que o nosso Deus derrame bênçãos e os acolha nesse momento tão dolorido.
Deputado Federal Osires Damaso
É com muita tristeza que recebo a noticia do falecimento do ex prefeito Odir Rocha, fui vereador no seu mandato de prefeito de Palmas e Secretario de Governo. Um cidadão íntegro e muito correto,e um excelente administrador. Que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos.
Tibúrcio Tolentino
om pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e da cidade de Colinas, Manoel Odir Rocha, 81 anos.
Mineiro de Araguari, Dr. Odir Rocha foi criado em Goiás e tinha o Tocantins como sua terra do coração desde 1971. Casado com Dirce Noda Rocha e pai de três filhas.
Médico, escritor, poeta, cronista e membro da Academia Palmense de Letras. Ele foi um aguerrido na luta pró-criação do Estado do Tocantins. “Dr. Odir fará falta, deixa um legado de força e coragem ao povo tocantinense”.
Neste momento de dor, rogamos a Deus forças e consolo aos corações das filhas, netos, esposa, familiares e amigos.
Olyntho
Deputado Estadual
Nota de Pesar – ATM lamenta o falecimento do ex-prefeito de Colinas do Tocantins e de Palmas, Odir Rocha
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), neste ato representada pelo seu presidente, prefeito de Talismã, Diogo Borges, manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Colinas do Tocantins e de Palmas, Odir Rocha (81 anos), ocorrido nesta quarta-feira, 04 de maio de 2022, em decorrência de um câncer.
Natural de Araguari (MG), Odir morava no Tocantins desde 1971, foi eleito prefeito de Colinas em 1989, sendo primeiro suplente de deputado federal em 1994, no qual ficou na função por 30 dias, e posteriormente voltou ao Estado para assumir o cargo de Secretário Estadual de Administração. Em 1996 foi eleito Prefeito de Palmas.
Médico de profissão, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Odir foi escritor e poeta, membro da Academia Tocantinense de Letras, e também ocupou cadeira na Academia Palmense de Letras. Ele deixa esposa e três filhas.
A Prefeitura de Palmas decretou luto oficial de três dias.
Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia possa acalmar corações e mentes de amigos e familiares nesse momento de imensa dor.
Palmas, 04 de maio de 2022.
Diogo Borges
Presidente