No mês dedicado a campanhas de conscientização para que o trânsito se torne cada vez mais seguro, a VLI – companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos – reforça suas ações para garantir a existência de uma relação sempre mais harmoniosa entre pedestres, veículos e a ferrovia.
Pensando em fortalecer alguns cuidados que podem ser adotados para evitar riscos de acidente e preservar vidas, além de conscientizar a população sobre a importância da campanha do Maio Amarelo, os municípios de Palmas, Porto Nacional, Guaraí e Rio dos Bois receberão atividades da campanha ao longo do mês. As iniciativas que acontecem em escolas e comunidades contemplam palestras sobre segurança ferroviária, rodas de conversas com instrutores de autoescola e o programa de interação direta com a comunidade “Braços Abertos”, que contará com a visita de um grupo de ciclistas no Terminal Integrador de Porto Nacional.
Segundo a analista de Relações Institucionais e de Comunidades da VLI, Suene Mendes, as ações desenvolvidas na campanha de conscientização do Maio Amarelo fazem toda a diferença para evitar riscos de acidentes e preservar vidas. “Através dessas ações é possível conscientizar as pessoas a adotarem simples hábitos que são capazes de preservar vidas como: respeitar a sinalização e parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar, entre outros cuidados”, explica.
Dicas para agir com segurança ao interagir com a linha ferroviária
• Motoristas, ciclistas e pedestres não devem atravessar em locais não sinalizados. Travessia segura é pelas passagens em nível (PN), ou seja, cruzamentos sinalizados;
• Antes de atravessar a ferrovia: pare, olhe e escute! Urgente é a vida.
• Não estacione sobre os trilhos ou perto da linha férrea;
• Não suba nos vagões ou locomotivas e não passe por baixo dos vagões. O trem pode movimentar a qualquer momento;
• Atenção! Bicicleta também é veículo e o desrespeito à sinalização pode gerar multa e outras penalidades, além de expor o ciclista ao risco de acidentes;
• Fotografar em ferrovia mais que a multa, pode custar a sua vida. Não se arrisque!
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita em 2020 e 2021 a empresa mais inovadora do país na categoria “Logística e Transportes” pelo Prêmio Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. (Da assessoria de imprensa)